A Polícia da Província de Gunma compilou os dados dos presos no ano de 2023 e os divulgou na terça-feira (13).
No total foram detidos 424 estrangeiros, excluindo os com visto permanente, o que significa um aumento de 86 pessoas em relação a 2022.
A proporção de estrangeiros presos, do total, é de 11,1%, a maior do país pelo quinto ano consecutivo. Na análise da Polícia da Província de Gunma é por causa do abrandamento das fronteiras pós pandemia do coronavírus, aumentando a entrada dos estrangeiros.
“Se os estrangeiros cometem crimes como os japoneses, iremos reprimi-los estritamente também”, disse um porta-voz.
De acordo com a Divisão de Análise de Apoio Internacional e à Investigação, na análise por nacionalidade, os vietnamitas aparecem no topo da tabela, com o maior número, de 184 detidos, quase a metade do total de estrangeiros (43%).
Em segundo lugar vem os brasileiros, com 40 presos, seguidos pelo indonésios com 35, depois vem os 26 filipinos e 25 chineses.
Tipos de crimes cometidos pelos estrangeiros
Em relação aos tipo de infrações às diversas leis, sendo que no caso de múltiplas, são classificadas pelas mais graves, são:
- 180 por violação da Lei de Controle da Imigração e Refugiados
- 78 por roubos e furtos
- 56 por delitos violentos ou violência
- 54 por causa das drogas
- 12 por crimes inteligentes
- 5 por crimes perigosos
O percentual de casos também é o maior do país
O número de casos notificados como envolvendo estrangeiros foi de 927, representando 14,5% do total, a taxa mais elevada do país. A polícia descobriu casos como furtos qualificados de fios de cobre de uma instalação de produção de energia solar por um grupo cambojano, cultivo organizado de cannabis por um grupo vietnamita, promoção de emprego ilegal, entre outros.
A polícia da província informou que intensificará os esforços para prender imigrantes ilegais em conjunto com a Agência dos Serviços de Imigração. “Faremos ainda mais esforços em medidas de coexistência para evitar que bons estrangeiros se tornem perpetradores ou vítimas”, declarou um porta-voz da polícia.
Fonte: Jomo News