Orcas imobilizadas nas geleiras em Hokkaido

Segundo o especialista que acompanhou as orcas imobilizadas através de um drone, estava preocupado porque elas estavam com dificuldade para respirar.

Imagem do grupo de orcas desesperadas, presas na geleira (cedida pela Wildlife Pro para a NHK)

Na manhã de terça-feira (6), aproximadamente 10 orcas foram encontradas imobilizadas entre os gelos flutuantes na costa de Rausu (Hokkaido). Como estão cercadas e com a impossibilidade de aproximação usando um barco para ajudá-las, a prefeitura disse que “não temos escolha a não ser que a geleira se rompa e possam escapar”.

Publicidade

De acordo com a Guarda Costeira de Rausu, por volta das 8h30 de segunda-feira uma pessoa de uma empresa de embarcação turística ligou para a prefeitura para informar o que viu.

Em imagens gravadas por um residente local de Rausu, logo após as 10h, as orcas lutavam contra as geleiras a cerca de um quilômetro da costa.

Além disso, as imagens gravadas por uma empresa privada que pesquisa leões-marinhos, no mesmo período, usando um drone, mostram cerca de 10 orcas lutando para tentar escapar das geleiras

Uma outra empresa privada informou que por volta das 16h, cerca de 17 orcas estavam presas entre os blocos de gelo flutuante na costa, a cerca de 2 quilômetros a nordeste de onde foram avistadas pela manhã.

De acordo com o Observatório Meteorológico Regional de Kushiro, um aviso de formação de geleiras foi emitido para a região de Nemuro, incluindo Rausu, até a manhã do dia 6, e é possível que a área do gelo flutuante tenha se expandido devido à maresia.

Segundo a prefeitura de Rausu, em 2005 aconteceu a mesma coisa e a maioria das orcas acabou morrendo por não ter conseguido escapar dessa situação.

Seiichiro Tsuchiya da Wildlife Pro LLC, que testemunhou e as gravou com drone, disse que “vi as orcas com a cabeça para fora respirando desesperadamente. Também havia 3 a 4 filhotes e não pareciam estar bem”, manifestando sua preocupação.   

Segundo a prefeitura, um funcionário que as observava desde a manhã percebeu que à tarde, as orcas desapareceram de vista.​ Não se sabe o que aconteceu com elas.

Assista ao vídeo gravado pelo drone da Wildlife Pro, cedido para a HTB.

Fontes: NHK e HTB

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Novo investimento na Kioxia e WD poderá gerar 9 mil novos empregos

Publicado em 7 de fevereiro de 2024, em Economia

Os investimentos são para a produção de memória semicondutora de ponta, tanto nas plantas de Kitakami quanto em Yokkaichi e vão empregar milhares de pessoas.

Planta de Yokkaidhi, em Mie, da Kioxia (reprodução)

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) anunciou na terça-feira (6) que apoiará a produção em massa de memória semicondutora de ponta pela Kioxia Holdings e Western Digital (WD). 

Publicidade

O investimento total de ambas as empresas será de aproximadamente 729 trilhões de ienes, com o METI  subsidiando em até 243 trilhões de ienes. Espera-se que essa memória semicondutora de ponta seja fornecida para inteligência artificial (IA) generativa.

Kioxia e WD produzirão em massa essa memória de ponta nas plantas de Yokkaichi, na cidade homônima (Mie) e na de Kitakami, cidade homônima (Iwate). 

A planta de Yokkaichi deverá produzir 60 mil unidades por mês, enquanto na de Kitakami serão 25 mil. As duas empresas pretendem fazer a primeira expedição em setembro de 2025.  

A produção em massa dessa memória de ponta nas duas plantas exigirá um investimento total de aproximadamente 450 bilhões de ienes, sendo que o METI deverá fornecer até 150 bilhões de ienes em subsídios.

A memória de ponta produzida em massa é chamada de 8.ª  ou 9.ª geração. As velocidades de gravação e leitura de dados são muito rápidas, além da vantagem de consumir menos energia elétrica.  

9 mil vagas para trabalhadores na Kioxia

Memória semicondutora da Kioxia (reprodução)

O METI prevê que a procura deverá aumentar em todo o mundo por causa da IA e veículos autônomos.  

Essa produção da memória de ponta nas duas plantas, tanto em Mie quanto em Iwate, vai empregar aproximadamente 9 mil pessoas. O METI espera, além da produção, isso cause um efeito cascata na economia local.

Do ponto de vista da segurança econômica, é de grande importância para o Japão e os Estados Unidos trabalharem juntos. Numa coletiva de imprensa no mesmo dia, o Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Takeshi Saito, disse que “os dois países trabalharão juntos para cumprir a responsabilidade de fornecer a memória de ponta que o mundo precisa”.

Fontes: Tokyo Shimbun e Nikkei Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão