A Federação Japonesa de Associações de Revendedores de Automóveis (JADA) e a Federação Nacional de Associações de Veículos Kei (Zenkei Jikyo) anunciaram as vendas de carros 0KM de janeiro deste ano.
O N-Box da Honda continua no topo do ranking pois foram vendidas 17.446 unidades, mas isso representa uma queda de 12% em relação ao mesmo mês de 2023. Ainda assim, mantém a liderança pelo sexto mês consecutivo, pois o lançamento do novo design em outubro do ano passado contribuiu.
Em segundo lugar nas vendas dos veículos ficou o Corolla da Toyota, com 12.484 unidades, também com queda de 14% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em terceiro lugar ficou o compacto Yaris, também da Toyota, com 12.056 unidades, igualmente com queda de 18% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Por outro lado, o kei Tanto da Daihatsu Motor, que ocupava o terceiro lugar por 5 meses consecutivos até dezembro de 2023, caiu para a 23.ª posição devido ao impacto do escândalo da fraude de certificação da montadora. A queda vertiginosa foi 66%, com 4.849 unidades vendidas.
Entre os 10 modelos mais vendidos, 6 ficaram abaixo do mesmo mês do ano passado.
Por outro lado, o kei Spacia da Suzuki, lançado em novembro do ano passado, conquistou o 4.º lugar com 11.316 unidades vendidas, um aumento de 11% em relação a dezembro.
Além disso, o Prius da Toyota, um veículo híbrido (VH), também manteve fortes vendas com 8.558 unidades, um aumento de 270%. Outro que teve aumento substancial foi o SUV Vezel da Honda, em 9.º lugar, com 7.458 unidades vendidas, 260% a mais do que no mês anterior.
Modelos wagon kei, com altura, como N-BOX e Spacia continuam muito populares.
Daqui em diante fica a expectativa para ver se os modelos da Daihatsu que tiveram boas vendas no passado vão voltar a figurar bem no ranking assim que recuperar a confiança dos clientes.
Fonte: Newswitch