Rússia cria produtos e lojas ‘falsificados’ de marcas que saíram do país

Governo de Putin permite criação de marcas e produtos falsificados de empresas que pararam as operações na Rússia.

Imagem: ANN

McDonald’s, Starbucks Coffee, Uniqlo e muitas outras empresas saíram completamente da Rússia, que agora está repleta de produtos “semelhantes”.

Publicidade

O que está acontecendo na Rússia, que se tornou uma verdadeira “superpotência da cópia”? Após a invasão da Ucrânia, que começou há dois anos, muitas empresas estrangeiras, como a Coca-Cola e o McDonald’s, se retiraram da Rússia.

A UNIQLO suspendeu temporariamente as operações e todas as suas lojas permanecem fechadas. Em 2022, longas filas se formaram na Uniqlo, que também é popular na Rússia, com clientes tentando comprar em grandes quantidades, causando um caos local.

O público russo lamentou que a Rússia não poderia ficar sem as marcas globais. Para preencher o vazio, as empresas russas estão vendendo produtos copiados no local que estavam as lojas originais.

Os especialistas dizem que o motivo disso é que “o regime de Putin não quer que seu povo sinta a sombra da guerra. Ele está permitindo ativamente a disseminação de produtos falsificados e similares”.

Starbucks? Não, Stars Coffee

Nos estabelecimentos que estavam lojas da Starbucks, agora viraram “Stars Coffee”.

O logotipo do “Starbucks Coffee” original é uma ilustração de uma sereia usando uma coroa, enquanto o do “Stars Coffee” mostra uma mulher usando um enfeite de cabelo. Quando entra na loja, o interior se parece exatamente com uma “Starbucks”, praticamente sem nenhuma diferença.

Restaurantes japoneses não ficaram fora dessa onda. Mapy é o nome de um restaurante popular de udon na capital russa, Moscou, que surgiu recentemente. A loja fica no estabelecimento onde ficava o Marugame Seimen, uma das maiores redes de udon do Japão.

Onde era uma Uniqlo, foi contruída a “Just Close”

A loja de roupas “Uniqlo”, criada no Japão, também saiu da Rússia. Agora, a “Just Close”, com um logotipo extremamente parecido, opera na Rússia.

“(Essa loja) Me lembra a Uniqlo. O logotipo é semelhante”, comenta uma cidadã russa. “A qualidade parece ser semelhante à da Uniqlo, mas a variedade de produtos não é“, comenta outro cliente.

Olhando pelas ruas de Moscou, havia uma loja chamada “BRandICE”, semelhante à Baskin Robbins.

Venda de produtos copiados em diversos locais

As prateleiras dos supermercados estavam repletas de “Cool Cola” em vez de “Coca-Cola”, e bebidas “Fancy” que se parecem exatamente com “Fanta”.

Em uma hamburgueria que funcionava como “McDonald’s” antes da invasão da Ucrânia, havia também uma versão russa do “Big Mac”, apropriadamente chamada de “Big Hit”. Mas, será que tem o mesmo sabor do “original”?

“Às vezes as batatas fritas estão muito fritas”, disse um cliente. “Para mim (a mudança) é uma grande dor“, comentam mulheres.

O regime de Putin não quer que as pessoas sintam a sombra da guerra. Ele adotou uma política de permitir ativamente que esses produtos falsificados floresçam. A política do regime de Putin é permitir que as pessoas sintam que vivem como antes”, comenta Hattori Michitaka, professor da Universidade de Hokkaido, especialista em economia russa.

Fonte: FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mulher é presa por abuso sexual de garoto menor de idade

Publicado em 16 de fevereiro de 2024, em Crime

Segundo a polícia, a mulher admitiu que teve relações sexuais com o garoto, mas não foi só para satisfazer seus desejos.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão