Sabia que há moedas de 1 e 10 ienes que podem valer até 10 mil vezes mais?

Os colecionadores ficam ávidos por moedas raras e seus preços são muito mais elevados do que o seu valor nominal.

Moeda de 10 ienes da era Showa (Wikimedia)

Algumas moedas do Japão podem valer mais do que seu valor nominal. A moeda de 10 ienes, comumente conhecida como “Giza 10”, é apenas uma moeda de 10 ienes, mas pode valer 10 mil vezes mais.  

Publicidade

Existe um livro chamado Catálogo das Moedas Japonesas, com todas elas, desde a antiguidade, como do ano 708. 

Essa chamada de “Giza 10” é descrita como uma moeda de bronze, no valor de 10 ienes, com serrilhados em sua volta. Ela chega a ter um valor de 100 mil ienes, porém, dependendo do ano em que foi emitida, vale entre 18 mil a 50 mil ienes. 

Kazumi Hayashi, diretora executiva da Associação de Negociantes de Moeda do Japão, que produz o catálogo de moedas japonesas, o que determina o valor delas, “é a condição delas e a quantidade em circulação”.  

São classificadas em:

  • Totalmente não utilizadas
  • Não utilizada
  • Muito bom estado
  • Bom estado
  • Na média 

Ou seja, as moedas têm mais valor comercial se estiverem mais próximas do estado em que foram lançadas, mas também conta o volume de distribuição. Por exemplo, a “Giza 10” teve 1,7 bilhão de unidades emitidas em 7 anos. Em comparação com 1,7 bilhão de moedas emitidas em um ano em 1974, pode-se ver quão pequena é a quantidade delas em circulação.

Os preços também variam dependendo do ano de emissão. Por isso, o “Giza 10” que vale 100 mil ienes é um item completamente novo, nunca utilizado fabricado em 1951. Infelizmente, um “Giza 10” na média, só tem o mesmo valor nominal.

Moeda de 10 ienes chamada de “Giza 10” por causa do seu serrilhado em volta (Wikimedia)

De acordo com a Casa da Moeda do Japão, o número de moedas “Giza 10” em circulação está diminuindo ano após ano, à medida que as moedas que não são mais utilizáveis ​​são recicladas com outros materiais para a fabricação de novas.  

Moeda de 1 iene

Com o avanço das transações sem dinheiro em espécie, quase nenhuma moeda de 1 iene foi emitida desde o final da era Heisei até a era Reiwa. Em 1990, o número de moedas em circulação ultrapassava os 2,7 bilhões, mas em 2022, o número era de apenas 570 mil, cerca de 1/5 mil desse número. É literalmente uma ordem de magnitude diferente. 

Isso torna essa moeda mais valorizada, explica a especialista. Uma completamente não utilizada, de 1990, pode valer 100 ienes, mas uma da era Reiwa pode chegar a 4 mil ienes.

Segundo ela, há outras moedas consideradas raras, como as de 5 e 50 ienes, cujos furos foram acidentalmente bloqueados ou desalinhados durante o processo de fabricação. As moedas com esse erro também têm valor, mas por serem basicamente itens únicos, por isso seus preços são determinados individualmente por meio de leilões.

Tokyo Coin Show

O Tokyo Coin Show, uma exposição de moedas, realizada em Tóquio, em novembro de 2023, teve um grande público. Segundo a especialista, o número de jovens participantes, como alunos do primário e ginásio, tem aumentado recentemente.  

Os preços do catálogo de moedas japonesas mudam todos os anos, por isso os 72 membros fazem os cálculos e adicionam páginas quando as novas são lançadas. Os membros da associação são pessoas que gerem lojas que vendem moedas e selos antigos. No seu auge, eram mais de 150 pessoas, mas diz-se que muitas delas deixaram de trabalhar à medida que envelheceram. No entanto, parece que há muitas pessoas novas entrando no mercado e, como a oferta e a procura continuarão, as transações acima do valor nominal da moeda continuarão.

Fonte: JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nascem os primeiros porcos que poderão salvar vidas no Japão

Publicado em 13 de fevereiro de 2024, em Tecnologia

Esses porcos geneticamente modificados são os primeiros a nascer no Japão e seus órgãos servirão para transplantes em humanos.

Porco recém-nascido de número 3 (PorMedTech via NHK)

Foi divulgado na terça-feira (13) que nasceram os primeiros 3 porcos no Japão, no domingo (11), com órgãos geneticamente modificados que podem ser transplantados para humanos. 

Publicidade

Espera-se que o xenotransplante, que transcende a barreira das espécies, leve a novos tratamentos médicos.

A startup PorMedTech, com sede em Kawasaki (Kanagawa), originária da Universidade Meiji, criou esses porcos clonados usando células suínas geneticamente modificadas importadas da empresa de biotecnologia eGenesis, dos Estados Unidos.

São uma espécie de miniporco especial que foi geneticamente modificado por essa empresa americana de biotecnologia para diminuir a probabilidade de causar uma reação de rejeição quando do transplante de órgãos em humanos.  

Quando os órgãos são transplantados através das barreiras das espécies, ocorrem fortes reações de rejeição. Células suínas geneticamente modificadas possuem 10 genes relacionados modificados para suprimir essa reação de rejeição.

Além disso, para eliminar o risco ao organismo causado pelos genes suínos, cerca de 50 deles foram manipulados para que não funcionem.

A empresa PorMedTech usa instalações de reprodução e rações especiais ao usar órgãos de suínos para transplante e estabeleceu uma tecnologia que passa nos testes de patógenos do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW).

A investigação sobre o transplante de órgãos de porcos para humanos tem atraído a atenção em muitos países ao longo dos últimos anos. O grupo planeja fornecer os porcos para instituições de pesquisa e espera iniciar este ano os estudos sobre transplante de órgãos em macacos.

De acordo com a Rede de Transplante de Órgãos do Japão, o número de doadores de órgãos por 1 milhão de pessoas no país em 2022 foi de 0,88, muito aquém em comparação com outros países como os EUA (44,5), o Reino Unido (21,08) e a Coreia do Sul (7,88). Por outro lado, no final de janeiro de 2024, havia 14.346 pessoas inscritas para transplantes renais e 861 pessoas para transplante do coração, com muitos pacientes em lista de espera.

Porcos 1 e 2 recém-nascidos (PorMedTech via NHK)

Fontes: NHK e Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!