
Veículo autônomo da Monet Technologies (reprodução)
A Toyota Motor anunciou no domingo (11) que iniciará um serviço de transporte com veículos autônomos em Odaiba, Tóquio, a partir de julho. A operação calculada é de “Nível 2”, onde o sistema é responsável por parte da condução.
Inicialmente, será na forma de um experimento de demonstração, e espera-se que a verificação seja realizada com vistas à comercialização, inclusive se é possível chegar ao “Nível 4”, o que eliminaria a necessidade de um motorista sob certas condições.
O serviço será prestado pela Monet Technologies, com sede em Tóquio, uma joint venture entre Toyota e SoftBank.
Artigos relacionados
Está prevista a utilização de um veículo baseado na minivan Toyota Sienna, e seu percurso deverá ser ao redor da arena que o Grupo Toyota construirá em Odaiba. A coordenação já está em curso com os ministérios e governos locais relacionados.
A Monet Technologies é uma empresa de desenvolvimento de serviços móveis de próxima geração, com direção autônoma, que no futuro próximo possa ser uma das soluções para a escassez de motoristas de táxi. As duas empresas analisarão a demanda e a lucratividade.
A Toyota marcou presença com seus veículos autônomos na Vila Olímpica para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2021.
Fontes: Fukui Shimbun e Nikkei







