A gigante do setor de telefonia móvel Softbank e a gigante norte-americana de semicondutores NVIDIA vão estabelecer uma nova associação para a aplicação prática da tecnologia que usa estações rádio base (ERB) para distribuir o processamento por inteligências artificiais (IAs).
O nome da nova associação do setor é AI-RAN Alliance, que inclui cerca de 10 empresas de todo o mundo, inclusive as gigantes das telecomunicações Ericsson e Nokia. O objetivo é colocar em prática tecnologias que usam inteligências artificiais para evitar que o tráfego de comunicação seja concentrado em determinadas ERB e também para reduzir o consumo de energia das estações.
A descentralização permitirá o processamento de inteligências artificiais sem a necessidade de centros de dados em grande escala e possibilitará o fornecimento de serviços avançados em smartphones.
A AI-RAN Alliance tem o objetivo de padronizar a tecnologia globalmente. Somente a SoftBank tem aproximadamente 200 mil ERB em várias partes do Japão, e isso está chamando a atenção como um novo método de utilização.
Em seu plano trienal de gerenciamento de médio prazo publicado em 2023, a Softbank revelou seu plano de instalar IAs em estações rádio bases. O estabelecimento de uma associação do setor será usado como uma alavanca para aumentar a competitividade, a fim de colocar novas tecnologias em uso prático.
Fonte: NHK e Nikkei