A operadora da danificada planta nuclear Fukushima Daiichi diz que dará início à quarta rodada de despejo no oceano de água tratada e diluída da planta na quarta-feira (28).
A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) anunciou o plano na segunda-feira (26).
A instalação tem a intenção de despejar cerca de 7,8 mil toneladas de água tratada ao longo de um período de 17 dias para a rodada final do descarregamento durante o atual ano fiscal que termina em março.
Um total de aproximadamente 31,2 mil toneladas de água tratada deve ser despejado no ano, como planejado originalmente da planta na província de Fukushima, a qual sofreu fusão tripla no terremoto e tsunami de 2011.
A companhia diz que não houve problemas nas três rodadas passadas e que análises de amostras de água coletadas do mar perto da planta apresentaram concentração de trítio bem abaixo do nível que a instalação estabeleceu por suspender o despejo.
Entretanto, durante o processo de tratamento de água na planta, dois trabalhadores ficaram temporariamente hospitalizados em outubro após serem diretamente expostos a líquido contendo substâncias radioativas.
A instalação começou a despejar a água tratada no oceano em conformidade com a política do governo em agosto do ano passado.
Fonte: NHK