A Toyota Motor está com 6 linhas de produção suspensas em 4 plantas domésticas da região Tokai por causa do outro escândalo de fraude da empresa do seu grupo, a Toyota Industries. A montadora informou que retomará o processo produtivo, marcando duas datas distintas.
A partir de terça-feira (13) as 4 linhas de 3 plantas voltarão à operação. São as de Yoshihara e Fujimatsu da Toyota Auto Body, ambas em Aichi, e parcialmente na Toyota Auto Body de Kakamigahara (Gifu), as quais produzem o SUV Land Cruiser 300 e outros modelos movidos a gasolina, destinados à exportação.
Segundo a Toyota, recebeu permissão de algumas autoridades estrangeiras para retomar os embarques.
As demais duas linhas da Toyota Auto Body de Inabe (Mie) e de Kakamigahara, continuam com a paralisação até 16, pois nessa data a montadora decidirá se retoma a produção após 19 de fevereiro.
Por causa dessa fraude da Toyota Industries, no teste de desempenho dos motores, a montadora interrompeu as vendas de 10 modelos nacionais e estrangeiros e suspendeu a produção nas 4 plantas de Tokai da Auto Body desde a tarde de 29 de janeiro.
Fontes: Asahi, NHK e Yomiuri