A companhia que opera o Universal Studios Japan (USJ) na província de Osaka visa contratar cerca de 200 pessoas com mais de 60 anos até 2025, esperando resolver tanto a escassez de trabalhadores como expandir a faixa etária de visitantes do parque.
Inicialmente, o USJ contratou várias pessoas com mais de 60 anos em caráter experimental em meados de outubro para trabalhar em restaurantes e na segurança.
Cerca de 400 dos mais de 10 mil funcionários do parque atualmente têm mais de 60 anos, mas a maioria havia sido contratada antes de chegar a esse limite de idade.
“O USJ era visto como um local para pessoas jovens trabalharem, então quase não havia solicitações por indivíduos de mais idade”, disse o chefe do departamento de recursos humanos.
O parque planeja continuar contratando pessoas mais velhas através de feiras de empregos e propagandas na mídia social.
O parque abrirá uma nova área nesta primavera baseada no videogame Donkey Kong da Nintendo, a qual poderá aumentar o número de visitantes. Ao mesmo tempo, com a chegada da Osaka World Expo 2025, a competição para contratar pessoal na região deve se intensificar.
O USJ espera que o número de funcionários com idades entre 60 e 70 anos dobre para cerca de 800 até 2025.
É incomum para um parque temático no Japão contratar um grande número de pessoas com mais idade.
A Oriental Land, que opera o Tokyo Disney Resort, estipulou em 65 anos a idade de aposentadoria para funcionários do parque e não tem foco na contratação de idosos.
Parques temáticos têm uma imagem forte de se concentrar em pessoas jovens e famílias como seus principais clientes, mas como a taxa de natalidade do Japão caindo e a população envelhecendo, a idade média dos visitantes provavelmente vai aumentar.
Fonte: Asia Nikkei