Atividade no setor de serviços do Japão cresce com auge do turismo

O setor de serviços tem sido uma área positiva para a economia, compensando certa fraqueza na área de fabricação causada por demanda global reduzida.

O setor de serviços tem sido uma área positiva para a economia do Japão (ilustrativa/banco de imagens)

A atividade no setor de serviços do Japão expandiu em fevereiro, estendendo ganhos por 1 ano e meio, mostrou uma pesquisa na terça-feira (5), auxiliada por demanda sólida no turismo e lançamentos de produtos.

Publicidade

O setor de serviços tem sido uma área positiva para a economia, compensando certa fraqueza na área de fabricação causada por demanda global reduzida.

Enquanto o setor de serviços continuou firme com os entrevistados citando condições de negócios melhoradas, especialmente para o turismo de entrada, o nível de produção de fabricação enfraqueceu com demanda leve.

Japão recebeu mais de 2 milhões de visitantes pelo oitavo mês consecutivo em janeiro, criando o cenário para um ano recorde em potencial para o turismo.

O turismo internacional é uma parte importante da economia do Japão com o gasto anual de visitantes excedendo 5 trilhões de ienes (US$33,28 bilhões) pela primeira vez no ano passado.

Novos negócios aumentaram para o maior nível em 6 meses auxiliados por novos produtos e forte demanda por turismo.

O número de empregos cresceu no ritmo mais forte desde maio, visto que as empresas no setor de serviços contrataram trabalhadores a tempo integral.

Para a perspectiva, a confiança em negócios abrandou para uma baixa de 4 meses, mas o otimismo continuou no setor de serviços com expectativas de aumento nos investimentos em negócios e planos de expansão.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mie: falta pouco para os vietnamitas ultrapassarem os brasileiros

Publicado em 6 de março de 2024, em Sociedade

As cidades com maior número de brasileiros são Suzuka, Yokkaichi e Tsu, nessa ordem.

Mapa da província de Mie, com as cidades (Gov. Prov. Mie)

O governo da província de Mie divulgou os dados fechados no final do ano passado, dos residentes estrangeiros. Nos anos 2020 e 2021 houve uma queda, resultado do impacto da pandemia do coronavírus, mas a situação se normalizou.

Publicidade

Foi registrado um aumento de 9% em relação a 2022, totalizando 62.561 estrangeiros vivendo na província de Mie, o que marca um novo recorde.

O motivo é o aumento dos estrangeiros vindos dos países do Sudeste Asiático, especialmente os vietnamitas. O ano de 2023 deverá ser o último em que o número de residentes brasileiros se mantêm no topo do ranking. 

Até 2008, antes da crise chamada de Lehman Shock pelos japoneses (falência dos Lehman Brothers), havia mais de 50 mil residentes brasileiros em Mie, caindo para a metade em 2015, mas depois voltou a aumentar, de forma tímida. Por isso, certamente, em 2024 serão ultrapassados pelos vietnamitas.

Na análise por cidades, a de Yokkaichi tem o maior número, de 11.983 residentes estrangeiros. É seguida por Tsu (10.339), depois por Suzuka (9.784), Iga (5.614), Kuwana (5.046), Matusaka (4.675), entre outras. 

Em relação aos países de origem, os verde amarelos ainda estão no topo:

  1. 13.241 brasileiros
  2. 12.639 vietnamitas
  3. 8.197 filipinos
  4. 6.040 chineses
  5. 3.882 coreanos
  6. 3.144 peruanos
  7. 2.530 indonésios
  8. 2.210 nepaleses
  9. 1.717 tailandeses
  10. 1.036 bolivianos
Fontes: divulgação e Chunichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão