O governador do Banco do Japão (BOJ), Kazuo Ueda, disse nesta terça-feira (12) que a economia estava se recuperando, mas também mostrando certos sinais de fraqueza, oferecendo uma avaliação relativamente mais desanimadora do que em janeiro em um aceno a um lote recente de dados fracos sobre consumo.
Os comentários ocorrem antes da reunião de políticas do banco central na próxima semana, em que o conselho debaterá se a perspectiva é clara o suficiente para encerrar seu massivo estímulo monetário.
Falando no Parlamento na terça-feira, Ueda disse que o consumo estava enfraquecendo para itens alimentícios e de necessidade diária em meio a preços mais altos. Entretanto, ele afirmou que os gastos das famílias estavam melhorando moderadamente na esperança de salários mais altos à frente.
“A economia do Japão está se recuperando moderadamente, embora fraqueza tenha sido vista em certos dados”, disse Ueda, quando questionado por um legislador sobre os recentes sinais fracos no consumo e despesa de capital.
A avaliação foi relativamente menos otimista do que aquela apresentada no relatório trimestral mais recente do BOJ emitido em janeiro, o qual descreveu que a “economia estava se recuperando moderadamente”.
A economia do Japão expandiu a um anualizado 0,4% no período de outubro a dezembro, evitando por pouco uma recessão técnica, mas sobrecarregada por consumo lento.
Fonte: Channel News Asia