Bem no horário de início de expediente ocorreu um terremoto relativamente forte, de magnitude 5,3, na província de Ibaraki, com intensidade sísmica máxima 5 fraca, na quinta-feira (21).
Segundo a reportagem da FNN, foram constatados danos materiais pequenos em escolas e algumas edificações, mas não há relatos de feridos.
Um especialista apontou uma ligação com o esperado Terremoto Direto na Área Metropolitana de Tóquio, lembrando que em março ocorreu também um na província de Chiba, na mesma escala.
“Acredita-se que este terremoto tenha ocorrido como parte de uma série de atividades que ocorreram durante o terremoto offshore da província de Chiba, e pode ser um que afetará diretamente abaixo da área metropolitana de Tóquio. Foi um terremoto relativamente pequeno mas existe a possibilidade de que isso leve a um maior”, analisou Junzo Kasahara, professor emérito do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio.
As estimativas de danos do esperado Terremoto Direto na Área Metropolitana de Tóquio, com 70% de possibilidade de ocorrência no futuro, são de 23 mil mortes e destruição ou incêndios de 610 mil edifícios, segundo o governo.
No dia de Ano Novo de 2024, ocorreu o terremoto de magnitude 7,6 na Península de Noto, na província de Ishikawa. Desde esse terremoto, o de Ibaraki foi o de 19.ª vez com abalos de intensidade sísmica 5 ou superior, em todo o país.
“Com esse terremoto na província de Ibaraki e o outro em Chiba, parece que poderá haver uma quantidade relativamente alta de atividades sísmicas este ano”, avaliou Kasahara.
Outro especialista diz que esse terremoto não tem nada a ver com o previsto em Tóquio
O professor Kenji Satake, do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio, analisa diferente do outro especialista.
“A região Kanto está sendo subduzida pela Placa do Pacífico a partir do leste e pela Placa do Mar das Filipinas do sul. Por causa disso, terremotos ocorrem em vários lugares e em várias profundidades. A província de Ibaraki também é uma área onde ocorrem muitos terremotos e, considerando a escala, não é tão raro”, analisou.
“Não há conexão com o Terremoto Direto na Área Metropolitana de Tóquio. O Terremoto na Península de Noto ou o terremoto na costa leste da província de Chiba, e são considerados atividade sísmica convencional, mas instamos as pessoas a continuar se preparando para terremotos diariamente”, alertou.
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), esse terremoto ocorreu na fronteira entre as Placas do Mar das Filipinas e da Norte-Americana.
Por outro lado, em setembro passado se passaram 100 anos desde o Grande Terremoto de Kanto. Nessa ocasião, foi apontado que o Terremoto Direto na Área Metropolitana de Tóquio poderia ocorrer a qualquer momento.
Poderá ocorrer outro terremoto de mesma intensidade
“Ocorreu um terremoto na parte sul da província de Ibaraki, mas como o Japão está em um terreno onde pode ocorrer em qualquer lugar, verifique seus preparativos diários como medidas contra o desastre e tome precauções em caso de forte tremor. Gostaria de pedir que tome ações para garantir sua própria segurança”, declarou Takashi Mori, diretor-geral da AMJ, em coletiva de imprensa.
Além disso, informou à população que poderá ocorrer outro terremoto com a mesma intensidade sísmica, 5 fraca, ou menos, durante os próximos dias, no prazo de uma semana.
Fontes: NHK e FNN