O Hospital Universitário de Quioto disse na segunda-feira (4) que realizou o primeiro transplante simultâneo do mundo de pulmão e fígado com doadores vivos.
Na operação realizada em 15 de novembro do ano passado, um menino de cerca de 10 anos com uma doença congênita recebeu parte dos pulmões de seus pais e parte do fígado de seu avô.
O menino, da região Kanto, está se recuperando bem após a operação. Ele conseguiu andar sem precisar de um tanque de oxigênio dois meses e meio depois, recebendo alta e voltando para sua casa em 1º de março. Seus pais e avô também voltaram à vida social.
Houve casos de transplantes simultâneos no exterior de pulmão e fígado de doadores com morte cerebral, mas nenhum caso do tipo ocorreu no Japão devido à falta de tais doadores, de acordo com o hospital universitário.
“Conseguimos abrir uma nova opção terapêutica para pacientes”, disse Hiroshi Date, professor no hospital universitário que executou a operação.
O menino que passou pela operação havia sido diagnosticado com disceratose congênita. Ele desenvolveu anemia aplásica aos 2 anos de idade e recebeu um transplante de medula óssea de sua irmã aos 4 anos.
Posteriormente, ele desenvolveu cirrose hepática e uma condição em que as artérias e veias de seus pulmões estavam conectadas, deixando-o incapaz de receber oxigênio. Consequentemente ele precisou de transplantes de pulmão e fígado.
Fonte: Japan Times