Japão marca 13 anos desde terremoto e tsunami de 11 de março de 2011

O Japão marca nesta segunda-feira (11) treze anos desde o poderoso terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do país, enquanto cerca de 29 mil pessoas ainda estão desabrigadas.

Imagens do pós-terremoto e tsunami de 11 de março de 2011 (banco de imagens)

Nesta segunda-feira (11), o Japão marca 13 anos desde o poderoso terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do país, enquanto cerca de 29 mil pessoas ainda estão desabrigadas.

Publicidade

O desastre atingiu principalmente a região Tohoku, com muitos municípios costeiros em 3 províncias – Iwate, Miyagi e Fukushima – afetados pelo tsunami massivo.

O terremoto de magnitude 9 mediu 7, o nível mais alto na escala de intensidade sísmica japonesa.

O número de desabrigados situou-se a 29.328 desde 1º de fevereiro deste ano, de acordo com a Agência da Reconstrução.

A catástrofe deixou 15,9 mil mortos e outros 2,5 mil desaparecidos, mostram dados da Agência Nacional de Polícia (ANP).

O número de mortes de causas indiretas relacionadas ao desastre, como o agravamento de ferimentos e doenças, chegou a 3.802 desde o fim de dezembro de 2023, de acordo com dados da agência.

Nesta segunda-feira, autoridades nas 3 províncias mais afetadas vão realizar cerimônias memoriais, com os participantes oferecendo orações em silêncio para as vítimas do desastre às 14h46, o horário exato quando o terremoto ocorreu em 11 de março de 2011.

Fonte: Nippon

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Bebê morre atropelado e motorista foge mas é encontrado e preso

Publicado em 11 de março de 2024, em Acidentes

A criança vietnamita, de 1 ano e 11 meses, morreu pelo atropelamento na rodovia e o motorista não a socorreu.

Peritos da polícia no local do atropelamento do bebê vietnamita (NHK)

No sábado (9), a polícia de Saitama prendeu o japonês 鎌田克己, 58, assalariado e residente na cidade de Ebina (Kanagawa) pela direção negligente que resultou em morte de um bebê, menino, de 1 ano e 11 meses, de nacionalidade vietnamita. 

Publicidade

Segundo a polícia, o atropelamento foi na rodovia nacional 407, em Sunada-cho, cidade de Higashi Matsuyama (Saitama), por volta das 5h15 de sexta-feira (8). Depois do acidente, o motorista fugiu sem prestar socorro. O bebê atropelado foi encaminhado para o hospital já inconsciente, com grave lesão na cabeça, e lá foi confirmada a morte.

Aproximadamente 45 minutos após o acidente, o mesmo motorista causou outro acidente com danos materiais na província de Saitama, colidindo com um guard rail e ele mesmo ligou para o 110. Nesse momento, os policiais da perícia encontraram danos no caminhão, os quais não eram do guard rail, por isso, continuaram a investigação.

Pais deixam o bebê em casa, saem e ele escapou

A criança que morreu atropelada teria escapado de casa. O pai ligou para a polícia para pedir ajuda para procurar o seu filho.

O pai foi ouvido pela polícia depois de terem confirmado que se tratava da criança que desapareceu. “O bebê estava dormindo, então saí para ir levar minha esposa ao trabalho, deixando-o sozinho”, relatou o pai. Explicou que quando voltou não o encontrou em casa.

A polícia explicou que perto do bebê caído havia fragmentos de plástico, que mais tarde confirmou-se que eram do caminhão.

“Esbarrei em algo, mas não pensei que fosse uma pessoa”, argumentou o motorista na delegacia.

Fontes: Chunichi, NTV, NHK e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão