A dispersão do pólen de cedro (sugi) atingiu o pico em uma ampla área de Kyushu a Tohoku. Além do cedro, o pólen de cipreste (hinoki) também começou a se espalhar, com níveis “muito altos” observados em Tóquio na quarta (13). Espera-se que o fim de semana seja ensolarado e quente, com grandes quantidades de pólen amplamente dispersas. Quem sofre de kafunsho deve tomar todas as medidas possíveis. Quanto tempo durará o pico?
A dispersão do pólen de cedro atinge o pico em Kyushu
Para quem sofre com polinose (kafunsho), é provável que esta seja a estação mais difícil até agora.
A dispersão do pólen de cedro está em seu pico em uma ampla área de Kyushu até a região de Tohoku. Além do pólen de cedro, o pólen de cipreste também começou a se espalhar, embora em muitas áreas de Kyushu até a região de Kanto a quantidade ainda seja baixa.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde e Assistência Médica de Tóquio, a dispersão do pólen de cipreste começou em Tama no dia 23 de fevereiro nas primeiras partes de Tóquio, e 50,6 partículas de pólen por centímetro quadrado no ar foi observado no dia 13 de março, o que classifica a quantidade “muito alta”.
O pólen de hinoki está começando a aparecer em Kyushu e em outras partes do Japão, e também está chegando ao seu pico na região de Kanto.
As temperaturas sobem no fim de semana; média de 20°C em Kyushu e Kanto
Espera-se que o fim de semana seja ensolarado em ampla área. As temperaturas também subirão ainda mais, com média de 20°C de Kyushu a Kanto.
Espera-se que entre sexta e sábado (15 e 16), a dispersão de pólen deverá ser “muito alta” em muitas áreas de Kyushu até a região sul de Tohoku.
No dia 17 (domingo), Kyushu e a região de Kinki serão atingidas por chuvas graduais, e se espera que a dispersão do pólen se acalme.
Além do cedro, o período de pico do cipreste está se aproximando
Quem sofre de kafunsho precisará tomar todas as precauções possíveis.
É provável que o pico do pólen de cedro ocorra em meados de março nas regiões de Shikoku, Kinki, Tokai e Hokuriku, e no final de março em Kanto e no sul da região de Tohoku. A quantidade de pólen de cedro diminuirá gradualmente nas próximas duas semanas.
No entanto, o período de pico do pólen de cipreste está se aproximando. O pólen de hinoki estará em seu pico em Kyushu de agora até o início de abril, em Chugoku, Shikoku, Kinki e Kanto a partir da próxima semana e do início a meados de abril.
Muitas pessoas que reagem ao cedro têm maior probabilidade de reagir ao cipreste, portanto, fique atento até meados de abril.
Precauções contra o pólen ao sair de casa
Para aliviar os sintomas da febre do feno (kafunsho), é importante evitar o pólen.
- Use óculos
Testes demonstraram que a quantidade de pólen que entra nos olhos é reduzida em cerca de 65% com óculos de proteção contra kafunsho. - Máscaras
Muitas pessoas usam máscaras para evitar infecções, mas elas também podem reduzir a quantidade de pólen inalado em um terço a um sexto. É importante escolher uma máscara que se ajuste ao rosto. Também foi demonstrado que colocar gaze na parte interna da máscara pode reduzir ainda mais a quantidade de pólen que entra no nariz. - Roupas
Em geral, as roupas feitas de lã aderem mais facilmente ao pólen do que as de algodão ou fibras sintéticas, facilitando a entrada do pólen em casa. A lã tem dez vezes mais probabilidade de estar coberta de pólen do que o algodão. Ao sair de casa, evite usar roupas de lã na parte externa e escolha uma jaqueta com superfície lisa.
Fonte: Tenki