Megabancos do Japão aumentarão taxas de juros em 20 vezes

As taxas de juros dos depósitos em contas comuns e poupança serão aumentadas 20 vezes.

Megabancos do Japão (JNN)

Assim que o Banco do Japão (BOJ) anunciou o fim dos juros negativos os megabancos reagiram e informaram que aumentarão as taxas de juros dos depósitos em conta comum ou na conta-poupança na ordem de 20 vezes mais. Isso acontece pela primeira vez em 17 anos ou desde 2007.

Publicidade

O Banco Mitsubishi UFJ (MUFG) aumentará a taxa de juros, dos atuais 0,001% para 0,02% já a partir de quinta-feira (21). A taxa básica dos juros de curto prazo, a base para as taxas de juros variáveis ​​das hipotecas, permanecerá inalterada.  

Além disso, os bancos afiliados ao Mizuho Financial Group anunciaram que planejam aumentar as taxas de juro também. Outros quatro bancos do Grupo Resona também planejam fazer o mesmo.

O Sumitomo Mitsui Trust Bank está fazendo ajustes para fazer o mesmo a partir de 1.º de abril. A taxa preferencial de curto prazo será decidida com base num julgamento abrangente baseado nas tendências das taxas de juro do mercado.

O Japan Post Bank (Yuucho) ainda não fez seu anúncio, haja visto que a partir de 15 de janeiro deste ano fixou a taxa de juro dos depósitos fixos com prazo de 5 anos que era de 0,002%, aumentando os juros para 0,07%, 35 vezes mais, pela primeira vez desde 2007.  

Fontes: ANN, JNN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Denso e outras 9 empresas advertidas pelo não cumprimento do serviço oferecido

Publicado em 20 de março de 2024, em Economia

As 10 empresas foram advertidas pela Agência de Defesa do Consumidor pela falta de evidência na eficácia do serviço de desinfecção do interior do carro.

Dispositivo usado para realizar o serviço de desinfecção do interior do carro, com logo da Denso (JNN)

A Agência de Defesa do Consumidor (CAA) emitiu uma ordem de ação ao fabricante de peças automotivas Denso e outras 9 empresas pelo anúncio de um serviço que promete fazer desinfecção do interior do carro com a alegação de “efeito de esterilização por 3 meses”, informou na terça-feira (19).

Publicidade

Segundo a CAA, em relação ao serviço Cleverin for Vehicles (車両用クレベリン), não foi conferida evidência de 99% de esterilização como explica a propaganda. É um serviço desenvolvido em conjunto pela Taiko Pharmaceutical e Denso, o qual dizia desinfetar o interior de um carro usando um gerador e cartucho de dióxido de cloro.

As 10 empresas advertidas pela CAA são, além da Denso, do Grupo Toyota, a Taiko, uma subsidiária e 8 outras de vendas de automóveis.  

O serviço vinha sendo realizado em diversos locais, com tempo de 30 minutos a 1 hora e o consumidor pagava entre 2.750 a 3.850 ienes, dependendo do tamanho do carro.

Com base nos resultados dos testes realizados dentro de um carro fechado durante a tal esterilização, a CAA confirmou que não encontrou evidências que confirmassem esse efeito, o que viola a Lei de Prêmios e Representações

Por isso, ordenou que a Denso e as demais 9 empresas tomem medidas para evitar a recorrência.

“Faremos o possível para garantir a conformidade completa e fortalecer ainda mais o nosso sistema de gestão para evitar a recorrência nos produtos que manuseamos”, declarou um porta-voz da Denso, após o anúncio da CAA.

Propaganda do serviço da Cleverin (CAA)

Fontes: JNN e divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão