A empresa comercial japonesa Mitsubishi Corporation investiu em um empreendimento conjunto para desenvolver uma mina de lítio no Canadá.
A ação ocorre enquanto a competição aumenta por fornecimentos do metal usado para produzir baterias destinadas a veículos elétricos (VEs).
Na terça-feira (5), a Mitsubishi disse que vai adquirir uma participação de 7,5% no empreendimento por US$18 milhões.
Ela está fazendo parceria com a Frontier Lithium do Canadá para desenvolver a mina em Ontário e uma planta de processamento para o mineral. A Mitsubishi tem a opção de aumentar sua participação para 25%.
As duas empresas visam iniciar a produção na mina em 2027. Elas projetam uma produção anual do material processado para alcançar 20 mil toneladas, ou suficientes para produzir 300 mil baterias para VEs.
O esforço global para descarbonizar economias está conduzindo a um aumento na demanda por materiais como o lítio. Atualmente, a China é o maior usuário do metal e uma das maiores fornecedoras do mundo.
O cenário para o negócio da Mitsubishi é um memorando assinado pelo Japão e Canadá em setembro para ajudar a garantir o fornecimento estável de minerais fundamentais.
A empresa comercial japonesa Mitsui & Co também estendeu fundos para uma empresa canadense que está desenvolvendo uma mina no Quebec destinada a produzir grafite, um outro material usado em baterias de VEs.
Fonte: NHK