A P&G Japan busca encolher sua frota de caminhões de entrega em 30%, adotando um sistema de inteligência artificial (IA) o qual prevê demanda de produto para aumentar a eficiência em logística.
A unidade japonesa da fornecedora de produtos do consumidor dos EUA, a Procter & Gamble, começará a usar o sistema no fim deste ano, com a meta de cobrir cerca de 70% das entregas até 2025.
Atualmente, a P&G Japan usa cerca de 180 mil caminhões por ano e um corte de 30% eliminaria cerca de 54 mil veículos motorizados de grande porte.
O Japão está se preparando para uma escassez aguda de caminhoneiros a partir de abril, visto que novas restrições limitarão trabalho extra para motoristas de entrega a 960 horas por ano.
A fim de reduzir a carga sobre motoristas, o governo está pedindo que varejistas e atacadistas garantam um período suficiente do pedido à entrega.
O sistema de previsão de demanda será ligado àqueles de gestão de estoques de varejistas e atacadistas, permitindo que usuários vejam informação como o balanço da loja, status de pedido e medidas de promoção de venda em tempo real.
A inteligência artificial será treinada em mudanças e em vendas devido a fatores sazonais e medidas promocionais para prever melhor demanda de produto e estimar o número de caminhões necessários.
Fonte: Asia Nikkei