O Brasil reportou que seu Produto Interno Bruto (PIB) para 2023 cresceu em 2,9% anualmente, marcando o terceiro ano consecutivo de aumento.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o número na sexta-feira (1º).
O crescimento do PIB do Brasil tem sido positivo desde 2021, quando o impacto da pandemia de coronavírus diminuiu. O número para 2023 foi quase o mesmo do crescimento de 3% no ano no anterior.
O setor agrícola marcou um crescimento notável de 15,1% graças ao aumento da produção de soja e milho, os principais produtos agrícolas do Brasil.
Devido à produção aumentada de matéria-prima como petróleo e minério de ferro, o setor da indústria viu um crescimento de 1,6%. O setor de serviços cresceu em 2,4%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na mídia social que seu país alcançou um crescimento muito maior do que o estimado e que realizará esforços para melhorar a qualidade de desenvolvimento crescimento econômico e padrões de vida das pessoas.
O banco central do Brasil projetou que a economia crescerá em 1,7% neste ano baseado na expectativa de que os gastos do consumidor continuem fortes.
Fonte: NHK