O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) informou sobre o primeiro caso no Japão de transmissão entre humanos da doença infecciosa, cujo vírus é transmitido por picada de carrapato, a síndrome de trombocitopenia febril grave (SFTS).
Os sintomas incluem febre, vômitos, diarreia, perda de consciência e hemorragia. Em casos graves pode levar o paciente à morte.
Segundo o NIID a pessoa infectada é um médico que tratou um paciente com SFTS e seus sintomas já melhoraram.
Em abril de 2023, o médico, na faixa dos 20 anos, examinou um paciente na casa dos 90 anos infectado e após o primeiro contato, 11 dias depois, teve sintoma de febre e, posteriormente, foi diagnosticado com a SFTS. O vírus era o mesmo do paciente, o que mostrou contágio entre humanos.
Esse tipo de transmissão de humano para humano já foi relatado na China e na Coreia do Sul, mas no Japão foi o primeiro caso.
De acordo com o NIID, os profissionais médicos tomaram medidas de controle da infecção enquanto o paciente esteve hospitalizado, mas o médico não usou luvas durante um exame antes do diagnóstico do paciente. Posteriormente, o médico usou máscara e luvas durante o tratamento do idoso, mas não usava óculos de proteção. Mais tarde, o paciente morreu.
Fonte: NHK