A startup de chips cerebrais Neuralink de Elon Musk transmitiu ao vivo na quarta-feira (20) imagens de seu primeiro paciente que recebeu um chip cerebral usando sua mente para jogar xadrez online.
Noland Arbaugh, de 29 anos, que ficou paralisado abaixo dos ombros após um acidente de mergulho, jogou xadrez em seu notebook e moveu o cursor usando o dispositivo da Neuralink.
O implante busca permitir que as pessoas controlem um cursor de computador ou teclado usando apenas seus pensamentos.
Arbaugh recebeu o implante da companhia em janeiro deste ano e conseguiu controlar um mouse de computador usando seus pensamentos, disse Musk em fevereiro.
“A cirurgia foi superfácil”, disse Arbaugh em um vídeo transmitido na plataforma de mídia social X de Musk, referindo-se ao procedimento de implante. “Eu literalmente recebi alta do hospital um dia depois. Não tenho comprometimentos cognitivos”.
Kip Ludwig, ex-diretor de programação para engenharia neural no Instituto Nacional de Saúde dos EUA, disse que aquilo que a Neuralink mostrou não era um “avanço”.
“Ainda está nos dias iniciais de pós-implante e há muito para aprender tanto do lado da Neuralink quando do lado do sujeito para maximizar a quantidade de informação para controle que pode ser alcançado”, acrescentou ele.
Mesmo assim, Ludwig disse que era um desenvolvimento positivo para o paciente o fato de eles terem conseguido interagir com um computador de uma maneira que não conseguiam antes do implante.
“É certamente um bom ponto de partida”, disse ele.
— Neuralink (@neuralink) March 20, 2024
Fonte: Straits Times