Nos EUA são 170 milhões de usuários do TikTok (banco de imagens)
A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou na quarta-feira (13) uma lei bipartidária que poderia proibir o TikTok no país se a empresa mãe do app chinês de compartilhamento de vídeos extremamente popular não vender sua participação.
Publicidade
O suporte esmagador para a lei, que foi aprovada em uma votação de 352-65 com o apoio de 197 republicanos e 155 democratas, representa o mais recente exemplo de forte preocupação em Washington sobre uma ameaça grave em potencial representada pela China à segurança nacional dos EUA.
Legisladores temem que a dona do TikTok, a BytDance, pode entregar ao governo chinês as informações pessoais de cerca de 170 milhões de usuários do app nos EUA, dado que as leis de segurança do país asiático exigem que companhias cooperem com coleta de inteligência.
Continua incerto se o Senado controlado por democratas levará a medida para um voto, e se sim, se ela seria aprovada. Se promulgada, a legislação proibiria o TikTok nos EUA a menos que a empresa de tecnologia chinesa vendesse a plataforma de mídia social dentro de 6 meses.
A China reagiu duramente ao desenvolvimento, dizendo que os EUA não encontraram evidência de que o TikTok representa uma ameaça de segurança nacional e acusa Washington de interromper as operações normais de negócios.
O TikTok também nega consistentemente a possibilidade de compartilhamento de dados de usuários com o Partido Comunista Chinês.
Fonte: News and Culture