Um trecho estendido da linha Hokuriku Shinkansen será inaugurado no sábado (16), conectando as cidades de Kanazawa (Ishikawa) e Tsuruga (Fukui).
A abertura do novo trecho deve contribuir para esforços de reconstrução na região Hokuriku após o terremoto da Península de Noto em 1º de janeiro, junto com um programa de subsídios de viagens para a região que também será lançado no sábado.
Com o novo trecho, trens na linha Hokuriku Shinkansen viajarão de Tóquio a Tsuruga em 3 horas e 8 minutos e de Tóquio a Fukui em 2 horas e 51 minutos.
As tarifas para o trecho Tóquio-Tsuruga e Tóquio-Fukui serão de ¥16.360 e ¥15.180, respectivamente.
A abertura do novo trecho tem sido “nosso desejo ardente”, disse o governador de Fukui, Tatsuji Sugimoto. “Usaremos essa oportunidade para levar a província de Fukui a um novo estágio”.
O trecho de 125Km atenderá duas estações em Ishikawa, incluindo Komatsu, e quatro em Fukui, incluindo Echizen-Takefu e Fukui.
Entre Tóquio e Tsuruga, os trens Kagayaki, que param em menos estações, farão um total de 9 viagens de ida e volta por dia, e os Hakutaka, que param em quase todas a partir de Nagano, farão cinco.
A construção da linha Hokuriku Shinkansen foi decidida em 1973. O trecho Takasaki-Nagano foi aberto em outubro de 1997 e a linha foi estendida para Kanazawa em março de 2015.
A construção do trecho Kanazawa-Tsuruga começou em 2005. Originalmente, a abertura ocorreria na primavera de 2023, mas foi adiada devido a atrasos na construção.
Eventualmente, a linha Hokuriku Shinkansen será estendida para Osaka. Contudo, continua incerto quando a construção será iniciada na parte restante devido a atrasos em uma avaliação ambiental na província de Quioto.
Fonte: Yomiuri