Segundo a Agência Nacional de Polícia (NPA), ocorreu uma falha no sistema nos centros de carteira de motorista de 18 províncias do país por volta das 9h de segunda-feira (1.º), o que está afetando o procedimento de emissão do documento, demorando mais que o normal.
As províncias que estão enfrentando o problema são: Miyagi, Akita, Yamagata, Tóquio, Ibaraki, Gunma, Chiba, Kanagawa, Niigata, Yamanashi, Fukui, Osaka, Tottori, Shimane, Okayama, Kochi, Saga e Okinawa.
De acordo com a NPA, as sedes da polícia de todo o país estão em transição dos seus sistemas de carteira de motorista individual para o sistema comum, o nacional. Mas as 18 províncias onde está ocorrendo essa falha no sistema já mudaram para o sistema comum da NPA, portanto, a migração já foi concluída.
A falha do sistema está sendo gradualmente resolvida e a NPA está investigando a causa. No caso dos centros de Tóquio, há filas de candidatos, por isso o Departamento de Polícia Metropolitana está redirecionando para outros locais.
Fontes: JNN e NHK