A Coreia do Norte reafirmou seu plano de lançar vários satélites espiões neste ano. O país diz que lançou com sucesso o primeiro satélite do tipo em novembro passado.
A Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) divulgou nesta segunda-feira (1º) que suas perguntas sobre desenvolvimento espacial foram respondidas pelo vice-diretor do Departamento Geral de Tecnologia Aeroespacial Nacional.
Esta segunda-feira marca o 11º aniversário da estabilização da antecessora do departamento, a Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial.
A reportagem cita o vice-diretor dizendo que o lançamento de sucesso do ano passado do satélite de reconhecimento Malligyong-1 trouxe progresso substancial no fortalecimento de capacidades de defesa nacional.
Pyongyang havia revelado antes um plano de lançar mais 3 satélites espiões em 2024.
Na semana passada, a mídia sul-coreana divulgou que a Coreia do Norte estava se preparando para lançar um segundo satélite militar da estação Sohae no noroeste do país.
A Coreia do Sul planeja lançar seu segundo satélite militar de reconhecimento dos EUA ao usar um foguete do setor privado no início de abril.
Países preocupados estão em alerta máximo e intensificando o monitoramento da Coreia do Norte em meio à especulação de que o país pode avançar com seu plano antes do lançamento da Coreia do Sul.
Fonte: NHK