A unidade japonesa da BMW da Alemanha e a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corp. lançaram um programa conjunto em abril destinado a treinar mecânicos automotivos no Japão como parte de esforços para endereçar uma “grave” escassez na indústria.
O programa, liderado pela Câmara do Comércio e Indústria da Alemanha no Japão, busca oferecer uma plataforma para treinar uma nova geração de mecânicos em 3 anos, menos do que os 5 geralmente necessários para adquirir habilidades necessárias.
Sob o programa, que é baseado no sistema de treinamento vocacional da Alemanha, os aprendizes assinarão um contrato com a BMW e Mitsubishi Fuso para dedicar mais de 70% do ano em treinamento no trabalho em suas filiais ou concessionárias enquanto frequentam escolas no tempo restante.
Os aprendizes receberão assistência financeira como salário e serão empregados nas duas montadoras assim que concluírem o programa. Eles também receberão um certificado alemão de mecânico automotivo, disseram.
O número de mecânicos automotivos no Japão vem encolhendo devido à população em declínio do país e a imagem amplamente mantida de que se trata de um trabalho difícil e sujo, de acordo com especialistas da indústria.
Fonte: Mainichi