A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) dos EUA aprovou o Rejoyn, um app de smartphone desenvolvido pela empresa japonesa Otsuka Pharmaceutical e a Click Therapeutics, como primeiro tratamento digital de prescrição para depressão.
O Rejoyn é destinado para adultos com idade igual ou superior a 22 anos que são diagnosticados com transtorno depressivo e já estão sob tratamento com medicamentos antidepressivos.
O app utiliza um programa de 6 semanas que combina treinamento cognitivo-emocional e lições de terapia cognitiva comportamental, designados a complementar o tratamento padrão.
A abordagem de treinamento cognitivo-emocional usado no Rejoyn, especificamente a a Tarefa de Memória de Faces Emocionais, visa estimular regiões no cérebro associadas à depressão e tem efeitos neuromodulatórios ao passar exercícios de treinamento cerebral personalizados.
A aprovação da FDA para o Rejoyn foi baseada em um estudo clínico envolvendo 386 participantes, os quais apresentaram uma melhora nos sintomas depressivos. Nenhum efeito colateral foi relatado no estudo.
“O Rejoyn representa uma opção de tratamento nova e excitante para endereçar sintomas de grandes transtornos depressivos que complementa o padrão de cuidado atual”, disse o Dr. John Kraus, vice-presidente executivo na Otsuka, em uma coletiva de imprensa.
“Enquanto abordagens tradicionais sejam geralmente eficazes, muitas delas são deixadas apenas com uma resposta parcial ao tratamento”.
Fonte: The Sun