O novo veículo elétrico (VE) da fabricante chinesa de smartphones Xiaomi está vendendo melhor do que o esperado, colocando-o mais perto de atingir um nível de equilíbrio apesar de ser mais barato do que o Model 3 da Tesla.
A Xiaomi recebeu mais de 70 mil pedidos para seu sedã elétrico SU7 desde 20 de abril, perto da meta original de ano todo da companhia para entregas em 2024, disse na terça-feira (23) o CEO Lei Jun a investidores.
A companhia agora visa entregar 100 mil de seu novo VE neste ano, disse Lei.
A Xiaomi lançou o SU7 no fim de março com um preço cerca de US$4 mil a menos do que o Model 3 da Tesla, e iniciou as entregas.
Quando a Xiaomi lançou o SU7 no mês passado, Lei disse que a companhia venderia cada carro com prejuízo.
Entretanto, na terça-feira, ele estimou margem de lucro bruto de cerca de 5% a 10% para o negócio automotivo da Xiaomi, e citou que vendas estão maiores do que o esperado, enquanto manifestou gratidão a fornecedores na redução de custos.
A Xiaomi investiu pesadamente em seu empreendimento de carros elétricos, visto que Lei falou em ambições a longo prazo para tornar a fabricante chinesa em uma das 5 principais montadoras no mundo.
Mas para os próximos 3 anos, a companhia planeja focar completamente no mercado doméstico, disse ele aos investidores.
Lei apontou que a Xiaomi já faz negócios em mais de 100 países.
A Xiaomi também tem planos para seu próximo VE, um SUV (veículo esportivo utilitário), que deve ser lançado no segundo semestre de 2025, divulgou na quarta-feira (24) o site de notícias 36kr, citando fontes.
Fonte: CNBC