Uma fábrica da TSMC no Parque de Ciência de Tainan, em Taiwan (banco de imagens)
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), a maior fabricante de chips por contrato do mundo, expandiu a colaboração com universidades japonesas em meio à crescente preocupação com uma escassez de trabalhadores para sua nova fábrica na província de Kumamoto.
Publicidade
A Universidade de Kumamoto anunciou na segunda-feira (8) que assinou um memorando de entendimento com a TSMC em março para colaborar em pesquisa relacionada a semicondutores e em desenvolvimento de talento.
Isso segue uma reportagem de que a Universidade de Kyushu assinou um acordo similar com a TSMC.
A primeira fábrica da TSMC do Japão abriu em fevereiro na região Kyushu, onde ambas as universidades estão localizadas.
Sob o acordo, a TSMC oferecerá bolsas de estudo, palestras e oportunidades de estágio a estudantes da Universidade de Kumamoto, assim como pesquisa conjunta e workshops.
Também se juntando a essa aliança estão a Japan Advanced Semiconductor Manufacturing (JASM), um empreendimento conjunto com o Grupo Sony e outros que opera a planta de Kumamoto, a TSMC Design Technology Japan, que desenvolve designs de chips de ponta e a TSMC Japan 3DIC R&D Center, que gerencia a chamada tecnologia de empacotamento 3D, em que vários chips são sobrepostos.
O diretor da TSMC responsável por pesquisa e desenvolvimento disse em uma coletiva de imprensa em Kumamoto que a gigante da tecnologia de Taiwan quer assumir o comando em treinamento de talentos relacionados a semicondutores enquanto expande sua presença no Japão.
Fonte: Asia Nikkei