Neste ano, o Grupo H&M planeja abrir cerca de 100 novas lojas e fechar aproximadamente 160, de acordo com seu relatório anual.
Enquanto isso seja uma redução líquida de 60, as lojas restantes farão uma contribuição positiva para as vendas. Até agora em 2024, trinta e uma lojas fecharam.
Em 2023, a companhia abriu 101 novas lojas e fechou 197, encerrando o ano com 4.369 a nível mundial, entre todas as suas marcas. Seguindo adiante, haverá menos fechamentos enquanto novas aberturas continuarão, de acordo com o relatório.
Neste ano, a H&M também renovará cerca de 250 lojas, incluindo em Nova Iorque, Londres, Berlim e Estocolmo, de acordo com um outro relatório sobre os resultados de primeiro trimestre da companhia.
Há 4 anos, o Grupo H&M recuou no que havia sido uma expansão global de sua rede de lojas e começou a dar ênfase ao comércio eletrônico. Em 2020, isso significou o fechamento de cerca de 170 lojas e em 2021 outras 250. Na época, sua área de atividade passava de 5 mil locais.
Em seu relatório de fim de ano, a ex-CEO da H&M, Helena Helmersson, disse que locais físicos oferecem aos clientes uma oportunidade de “experimentar roupas e se inspirarem”.
Helmersson deixou o cargo inesperadamente em 2024 após 4 anos na liderança, substituída pelo ex-chefe de marca da H&M, Daniel Ervér.
“As lojas físicas continuam a ser incrivelmente importantes e em 2024 estamos aumentando o ritmo de investimento nas existentes para elevar ainda mais as experiências de compras”, disse Helmersson.
A maioria das novas lojas estará localizada em mercados em crescimento, enquanto os fechamentos afetarão os estabilizados, disse a companhia.
A marca H&M planeja abrir sua primeira loja no Brasil em 2025.
Fonte: Yahoo News