O Hirudoid é um medicamento na forma de gel ou pomada, popular para o tratamento de processos inflamatórios localizados. Mas, ultimamente está sendo usado para fins cosméticos, embora não faltem matérias afirmando que não é um creme de beleza, mas sim um medicamento de uso tópico. É usado no tratamento de dermatite atópica, hematomas e prevenção de queloides.
Ele não pode ser adquirido sem receita médica. Mas, ao parecer, está sendo desperdiçado o dinheiro público para obter o Hirodoid para fins de beleza da pele.
No domingo (21) o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) anunciou que aumentará o valor do pagamento dos pacientes (que estão inscritos nos seguros de saúde) nos hospitais e clínicas, a partir de outubro. O objetivo é incentivar o uso de genérico, mais barato, para reduzir os custos de cuidados com a saúde.
Se o médico determinar que é clinicamente necessário para o paciente, esse não pagará o aumento.
Um genérico custa 25% a menos do que o original e, nesse caso, será excluído do seguro médico, por isso, o paciente arcará com o custo, incluindo o imposto sobre o consumo.
Se ao paciente for prescrito o Hirudoid original, dependendo da idade, quantidade receitada e do tipo de seguro saúde, supondo que o fardo seja de 30%, pagará 2.439 ienes por um tubo ou pote de 300 gramas, um aumento de 774 ienes em relação ao valor atual.
Desde que o medicamento Hirudoid foi apresentado em revistas e redes sociais como um produto que ajuda a deixar a pele bonita e que pode ser obtido mais em conta nas clínicas, pois se paga apenas 30% do valor, o restante tem sido bancado pelas seguradoras, causando um impacto negativo no sistema de saúde do Japão.
Fonte: Tokyo Shimbun