Um influencer russo, conhecido por suas crenças alimentares extremas e métodos de cuidados parentais não convencionais, foi condenado a 8 anos de prisão após a morte de seu filho de 1 mês.
Maxim Lyutyi, descrito como “fanático radical da comida crua”, enfrentou o julgamento do tribunal no domingo (14) pela morte de seu filho, Kosmos. A criança morreu quando estava sendo levada a um hospital em Sochi, Krasnodar.
O bebê morreu em decorrência de pneumonia e desnutrição, consequências das regras alimentares bizarras que foram impostas a ele.
O experimento peculiar de Lyutyi, inspirado na força lendária dos quadrinhos do herói Superman, envolvia sujeitar Kosmos a uma dieta vegana extrema, “prana”, o que significava que o bebê tinha que se sustentar com alimentos infundidos com energia espiritual e luz do sol.
O influencer, que ostenta um número considerável de seguidores no Instagram, compartilhava abertamente seus métodos não ortodoxos de criação de filhos na mídia social, pressionando a mãe da criança, Oksana Mironova, a aderir as suas restritivas regras alimentares as quais até a impediam de amamentar o filho.
As tentativas frustradas de Mironova para nutrir seu bebê em segredo eram oprimidas pela crença firme de Lyutyi na “dieta da luz do sol”.
Galina, mãe de Mironova, manifestou remorso por não intervir antes, recontando o isolamento gradual da filha sob a influência manipulativa de Lyutyi. “Oksana vivia como um porquinho-da-índia”, lamentou ela.
O infortúnio alcançou o clímax com a morte de Kosmos devido à desnutrição severa em 8 de março de 2023.
Eventualmente, Lyutyi confessou seu papel na morte do filho, pedindo clemência na condenação, citando negligência ao invés de intenção maldosa.
Em meio à conclusão do julgamento, promotores estão defendendo uma condenação de prisão de 8 anos e meio para Lyutyi mais uma multa de cerca de US$1.000.
Enquanto isso, Mironova também foi condenada, a 2 anos de “trabalho correcional”.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Business Today