JEBRA integra brasileiros no Japão

Jogos Estudantis Brasileiros no Japão completam 8 anos de história, com competições em atletismo, futebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

O JEBRA se tornou uma parte essencial do calendário estudantil da comunidade brasileira no Japão (divulgação)

Neste ano será realizada a Olimpíada, em Paris. O Brasil vem se destacando em competições de nível mundial. O esporte é um forte aliado para o desenvolvimento e integração das pessoas, O JEBRA (Jogos Estudantis Brasileiros no Japão) também tem esse mesmo objetivo de promover uma convivência harmoniosa.

Publicidade

O JEBRA Japão é realizado desde 2017. Este evento se tornou uma parte essencial do calendário estudantil da comunidade brasileira no Japão.

Este evento visa incentivar nas crianças o espírito esportivo, a cooperação e o desenvolvimento pessoal, ao mesmo tempo em que promove a cultura brasileira e o estilo de vida saudável entre os participantes e espectadores, além de reforçar a importância da sua integração e respeito à sociedade japonesa.

Em 2024, o JEBRA será no dia 20 de abril, no Estádio Ecopa, na cidade de Fukuroi, em Shizuoka.

As modalidades são: atletismo (velocidade, revezamento, salto em distância), futebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A faixa etária dos alunos é de 6 aos 18 anos. Os primeiros colocados vão receber medalhas. Em 2023, cerca de 900 alunos participaram das competições.

Organizado pela NPO Sorriso de Criança, o evento é uma celebração do esporte, da integração com diferentes culturas. O JEBRA tem o apoio do Ministério do Esporte do Brasil, do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu e do Conselho de Cidadãos de Hamamatsu.

O que é o JEBRA Japão? 

É a abreviação de Jogos Escolares Brasileiros no Japão, é um evento anual que vem reunindo alunos brasileiros residentes no Japão para competições esportivas, integração cultural e desenvolvimento pessoal.

A NPO Sorriso de Criança, entidade sem fins lucrativos sediada em Kikugawa, é a principal entidade na Comissão Organizadora dos jogos.

Fundada com a missão de promover o intercâmbio cultural e a integração da comunidade brasileira no Japão, a NPO se compromete a oferecer uma plataforma de excelência para jovens brasileiros no país.

“Estamos ansiosos para receber todos os participantes para um evento memorável e enriquecedor”, enfatiza a presidente da NPO Sorriso de Criança, Marcia Rocha.

Estádio Ecopa – O Estádio Ecopa, situado em Fukuroi, na província de Shizuoka, é um dos estádios mais seguros e modernos do Japão.

Inaugurado em 2001, o estádio foi palco da Copa do Mundo FIFA de 2002. O local tem capacidade para mais de 50 mil pessoas. Além de sediar eventos esportivos de grande porte, o Estádio Ecopa também recebe uma variedade de eventos culturais, como concertos e festivais.

Feira de alimentação – O JEBRA Japão 2024 também terá estandes e food truck na feira de alimentação.

JEBRA – Jogos Escolares Brasileiros no Japão 2024:

  • Data: 20 de abril
  • Horário: das 8h30 às 19h
  • Local: Estádio Ecopa (cidade Fukuroi, Shizuoka)
  • Localização: ECOPA (Ogasaya Nature and Sports Park) está localizado entre a cidade de Fukuroi e a cidade de Kakegawa, na província de Shizuoka. Fica no lado noroeste de Ogasayama (montanha)
  •  Acesso ao ECOPA: https://www.ecopa.jp/english/access/
  • Para mais Informações gerais: https://jebrajapao.com/

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Evento beneficente de airsoft espera reunir 300 pessoas em Shizuoka

Publicado em 13 de abril de 2024, em Tome Nota

A 7ª edição do Eban será realizada pela segunda vez fora da província de Nagano. Dinheiro e mantimentos arrecadados ajudarão famílias com dificuldades e um orfanato japonês.

O objetivo neste ano é ajudar quatro famílias com vulnerabilidade financeira em razão de tratamentos médicos (foto cedida)

Diversão e solidariedade serão a tônica da sétima edição do Eban (Evento Beneficente de Airsoft em Nagano), que será realizado no dia 28 de abril, início do Golden Week, em uma área de camping próxima à costa marítima de Fukude, em Iwata (Shizuoka).

Publicidade

O objetivo neste ano é ajudar quatro famílias com vulnerabilidade financeira em razão de tratamentos médicos, além de angariar roupas, mantimentos e artigos de higiene para um orfanato japonês.

O Eban surgiu em 2018, em Komagane (Nagano), entre grupos de amigos que já costumavam se reunir para praticar airsoft.

“Na época, soubemos de três famílias que passavam por dificuldades financeiras decorrentes de problemas de saúde. Levei essa questão para os líderes de outros times e rapidamente todos se mobilizaram, cada um ajudando como podia”, lembra Renato Ussui, 50 anos, um dos idealizadores do projeto.

“Então, tivemos a ideia de manter esse caráter beneficente em outros eventos, pelo menos uma vez por ano. É muito gratificante poder ajudar o próximo e perceber que, juntos, somos mais fortes.”

No ano passado, pela primeira vez, o Eban foi realizado fora da província de Nagano, mas o nome Eban foi mantido. Devido ao sucesso da edição anterior, mais uma vez o evento será realizado em Iwata (Shizuoka).

A estimativa é repetir ou superar os números do ano passado, quando cerca de 300 pessoas marcaram presença, dentre as quais 100 participaram dos jogos.

Na ocasião, a ação angariou ¥476 mil, dezenas de quilos de alimentos e artigos de higiene diversos.

Desse montante, ¥430 mil foram destinados a cinco famílias com dificuldades financeiras decorrentes de tratamentos de saúde.

O restante foi usado para comprar mais alimentos a serem encaminhados para um orfanato localizado em Iida (Nagano).

Já os artigos de higiene e alimentos arrecadados foram doados para o projeto social de uma igreja da própria província de Shizuoka.

Criado no Japão no início da década de 1970, o airsoft também é conhecido como “Jogo da Sobrevivência”.

Com roupas e equipamentos similares aos militares, duas equipes simulam um confronto de guerra em uma mata.

As armas são de pressão e a munição consiste em pequenas bolinhas biodegradáveis com 6 milímetros de diâmetro.

“Corrente do bem”

Neste ano, são aguardados integrantes de cerca de 15 times de províncias diversas, como: Nagano, Shizuoka, Toyama, Gunma, Aichi, Gifu, Shiga e Tochigi.

O Eban também terá a presença de quatro food trucks, um estande e o apoio das NPOs (organizações sem fins lucrativos) Ayudame a Ayudar e Together NK Sports.

Criado no ano passado, o espaço de tiro ao alvo será ampliado nesta edição, para que leigos e iniciantes possam ter seus primeiros contatos com o airsoft.

O evento contará ainda com rifas e sorteio de brindes, além de um bazar do Eban, com camisetas, brindes e equipamentos de airsoft doados por praticantes – e cuja renda também é revertida para a causa solidária.

“Quem não conhece o airsoft pode pensar que é algo violento. Muito pelo contrário, quem comparecer vai ver que o Eban é um evento familiar, com a presença de crianças a idosos, e até mesmo animais de estimação”, explica Ussui.

“Em resumo, é uma grande corrente do bem, uma reunião de amigos com um propósito muito especial, que é a solidariedade.”

Em sua página no Facebook, o Eban especifica quais são as famílias e o orfanato que serão ajudados, com informações mais detalhadas.

Posteriormente, ali também serão postados comprovantes do encaminhamento das doações.

  • EBAN 2024 em Sizuoka
  • Data: 28 de abril de 2024
  • Horário: das 7h55 às 17h55
  • Local: camping area Fukude, em Iwata (Shizuoka) – toque aqui
  • Participação gratuita
  • Toque aqui para mais informações

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - promoção Torcida BB!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!