Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Forte terremoto em Ehime tem mecanismo diferente do Nankai Trough

Publicado em 18 de abril de 2024, em Informações

Isso foi o que o porta-voz da agência japonesa explicou em coletiva de imprensa, pois havia séria preocupação de que fosse um gatilho para o temido megaterremoto.

Coisas da cozinha do apartamento de uma telespectadora da NHK caíram com o forte tremor do terremoto, cidade de Sukumo (Kochi)

O forte terremoto em Ehime ocorrido quase na virada da noite de quarta-feira (17), às 23h14, de magnitude preliminar de 6,4 foi corrigida para 6,6, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ). Também foi corrigida a profundidade do epicentro, anunciada como 50 quilômetros, mas corrigiu-se para 34.

Publicidade

Segundo a AMJ poderão ocorrer réplicas, inclusive da mesma magnitude, durante uma semana, por isso, recomenda cuidados e prevenção.

Pouco depois da 1h de quinta-feira (18), foi realizada uma coletiva de imprensa da AMJ para explicar sobre o mecanismo desse evento sísmico. “Neste momento, não acreditamos que a possibilidade de ocorrência de um grande terremoto esteja aumentando rapidamente”, disse o porta-voz.

Esse forte terremoto ocorreu dentro da suposta área do epicentro do temido megaterremoto Nankai Trough, mas do ponto de vista da AMJ “não acreditamos que a possibilidade de ocorrência de um grande abalo sísmico esteja aumentando rapidamente”, pontuou o porta-voz. E ele explicou os motivos:

  • A magnitude é menor que o padrão para o Nankai Trough
  • O mecanismo é diferente do megaterremoto porque o tremor ocorreu dentro das placas e não nos limites das placas tectônicas

Além disso, esse abalo sísmico foi inferior à magnitude 6,8 e não cumpre os critérios para iniciar uma investigação.

De acordo com a AMJ, esta é a primeira vez que um terremoto de intensidade sísmica igual a 6 foi observada nas províncias de Ehime e Kochi desde 1996, quando a classificação foi revisada.

Nao Hirata, professor emérito da Universidade de Tóquio e presidente do Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo, disse: “Não estamos em condições de alertar imediatamente sobre o megaterremoto de Nankai Trough, mas a escala desse de Ehime é uma estimativa preliminar e há possibilidade de revisão no futuro. É preciso ficar atento às informações”.  

Esse terremoto de 6,6 em Ehime foi da classe 2 de movimento de solo, ou seja, de tremor longo e lento. Nesse caso, a pessoa tem dificuldade em se manter de pé se não se apoiar em algo firme. Por isso, causou danos materiais em algumas localidades.

Fontes: NHK, Yomiuri e ANN   

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!