A 77.ª edição do Festival de Cannes, prestigiado festival de cinema internacional, informou que atribuiu pela primeira vez o prêmio Palma de Ouro Honorária a uma instituição, o Studio Ghibli, do Japão.
No release publicado pela organização, descreveu palavras emocionantes: “Ao lado dos grandes nomes de Hollywood, o estúdio japonês, representado por dois soberbos contadores de histórias, Hayao Miyazaki e Isao Takahata, e uma série de personagens cult, lançou um novo vento no cinema de animação nas últimas quatro décadas”.
Em contrapartida, Toshio Suzuki, cofundador do Studio Ghibli, respondeu: “Estou verdadeiramente honrado e encantado que o estúdio receba o prêmio Palma de Ouro Honorária”.
“Gostaria de agradecer ao Festival de Cannes do fundo do meu coração. Há quarenta anos, Hayao Miyazaki, Isao Takahata e eu fundamos o Studio Ghibli com o desejo de levar animação de alto nível e qualidade para crianças e adultos de todas as idades. Hoje, os nossos filmes são vistos por pessoas de todo o mundo e muitos visitantes vêm ao Museu Ghibli, Mitaka e ao Parque Ghibli para experimentarem o mundo dos nossos filmes por si próprios. Realmente percorremos um longo caminho para que o Studio Ghibli se tornasse uma organização tão grande. Embora Miyazaki e eu tenhamos envelhecido consideravelmente, tenho certeza de que o Studio Ghibli continuará a enfrentar novos desafios, liderados pela equipe que dará continuidade ao espírito da empresa. Será um grande prazer que esperem pelo que vem a seguir”, declarou.
Com essa Palma de Ouro Honorária, o Studio Ghibli junta-se aos que inspiraram a cinematografia, que o Festival de Cannes celebra todos os anos. “Pela primeira vez na nossa história, não é uma pessoa, mas uma instituição que escolhemos para celebrar”, afirmaram Iris Knobloch, presidente do Festival de Cannes, e Thierry Frémaux, delegado geral. “Como todos os ícones da Sétima Arte, esses personagens povoam nossa imaginação com universos prolíficos e coloridos e narrações sensíveis e envolventes. Com Ghibli, a animação japonesa assume-se como uma das grandes aventuras da cinefilia, entre a tradição e a modernidade”, destacou.
A Palma de Ouro Honorária é dividida em um prêmio concedido aos diretores e outro de atuação concedido aos atores. Já foi anunciado que o diretor de Star Wars, George Lucas, receberá o prêmio em 2024.
Fontes: divulgação e FNN