O que não faltam são os noticiários informando sobre furtos de carros de luxo no Japão. Mas, não só os veículos, mas também as placas.
Verificando as estatísticas, no ano passado foram furtados 14.310 tipos de peças de veículos em todo o país, dos quais 6.311 foram placas. É assustador saber que foi quase a metade. Em 2008 o número de furtos era de cerca de 30% desse total.
Motivos para os furtos de placas
Segundo o Web Car Top, um dos motivos é que as vendas no exterior têm aumentado. Ao dar uma olhada no site eBay verá muitas placas japonesas, algumas imitações, mas outras genuínas. Qualquer japonês ao ver as placas notaria rapidamente quais são as falsas porque os ideogramas são diferentes, como por exemplo, ao invés de Nagano está escrito Nonaga, o que nem faz sentido. Em outros países, são vendidas em lojas e feiras de artesanato e fazem sucesso.
Muitas dessas placas são compradas no exterior para personalizar os carros JDM (Japanese Domestic Market), por isso, o par dianteiro e traseiro são os mais cotados, como se fossem acessórios.
Números mais cotados
Basicamente, as placas devem ser devolvidas quando pedir para sucatear o carro ou no procedimento de troca de nome. Veículos que não passam por inspeção veicular ou pagam imposto podem ser comprados com as placas ainda anexadas e levados legalmente para o exterior.
Deve haver ladrões especializados em furtos de placas dos veículos para enviá-las ao exterior. Mas, antes elas passam por um processo de transformação no Japão, por isso têm os números mais visados.
São as que possuem os números 1, 3, 8 e 9, que podem ser facilmente transformadas. Ou seja, adicionando ou subtraindo apenas uma pequena parte desses números, se transformam, como o 3 vira 8, o 9 vira 0 e assim por diante.
O que fazer para proteger as placas
Cada pessoa tem seus números preferidos e muitos escolhem as placas do seu carro a dedo. Por isso, a recomendação é: além de proteger o carro, deve também zelar pelas placas.
Afinal, se forem furtadas perderá um tempo para registrar um B.O., depois fazer os procedimentos.
Como existem parafusos especiais, antifurtos, a dica é usá-los. Afinal, os ladrões querem agir rápido, por isso, se for trabalhoso, desistirá.
Vale a pena trocar só os parafusos!
Caso queira dar uma olhada na Amazon, seguem abaixo 3 opções, todas com preço inferior a 2 mil ienes:
Fontes: Web Car Top e Amazon