Na região leste de Taiwan onde a intensidade sísmica do terremoto foi de 6 forte, na manhã de quarta-feira (3), as autoridades informaram que ceifou a vida de 9 pessoas no condado de Hualien e que 963 estão feridas em Nova Taipei, Taipei a capital e em Hualien. Além disso, há pelo menos 152 pessoas presas nos carros ou nas minas.
Segundo a mídia taiwanesa, o cenário de desastre é de vários edifícios desabados e vias públicas rompidas, após o terremoto de magnitude 7,2 seguido de um outro de 6,1, desencadeando um tsunami de 82 centímetros na costa norte e de 54 cm na região leste.
Por causa desse terremoto, em várias áreas ocorreram queda de energia elétrica e cortes de água e gás, afetando a vida da população. Por isso, as operações de resgate priorizam o salvamento e a restauração dessa infraestrutura.
Um porta-voz da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) , a maior fabricante de semicondutores do mundo, revelou em entrevista à NHK que evacuou os funcionários de algumas de suas fábricas.
“Todos estão seguros e aqueles que foram evacuados estão começando a retornar ao trabalho. Estamos atualmente confirmando os detalhes do impacto”, declarou.
Em relação à fábrica em construção, a empresa afirmou que “decidimos suspender as obras no canteiro de obras”, indicando que o trabalho será retomado após a fiscalização.
Assista ao vídeo da Guardian News.
O outro vídeo é da HAG.
Fonte: NHK