De acordo com informação divulgada pelo Ministério da Saúde no Japão na terça-feira (2), o número de pessoas que foi hospitalizado por problemas de saúde associados ao suplemento da Kobayashi Pharmaceutical que contêm “beni koji”, arroz fermentado vermelho, chegou a 166 desde a segunda-feira (1º).
O número aumentou em 9 desde o domingo (31).
O ministério pediu que 173 companhias as quais obtiveram beni koji da Kobayashi Pharmaceutical verificassem até a sexta-feira (5) se houve problemas de saúde relacionados aos seus próprios produtos que usam a substância.
Nenhum relato de danos à saúde havia sido apresentado por nenhuma das companhias até a terça-feira, de acordo com o ministério.
Na sexta-feira (29), a Kobayashi disse que estava investigando 5 mortes potencialmente ligadas aos suplementos alimentares, os quais dizem baixar os níveis de colesterol.
O governo e a companhia estão investigando se os suplementos causaram as mortes e outros problemas de saúde, a maioria relacionada ao rins.
A Kobayashi anunciou em 22 de março que estava recolhendo 3 tipos de comprimidos de venda livre contendo o beni koji após clientes terem relatado problemas renais.
O beni koji é usado em comidas, bebidas alcoólicas e na medicina popular há séculos no Leste da Ásia.
A Kobayashi disse que detectou um ácido potencialmente tóxico produzido pelo bolor em uma de suas fábricas.
Autoridades do governo vêm realizando inspeções nas instalações da empresa nos últimos dias.
O escândalo dominou as manchetes no Japão e foi assunto de destaque na mídia social, onde ele também espalhou posts de desinformação e teorias da conspiração.
Fonte: Nippon, Japan Today