O mais violento e devastador terremoto em Taiwan, em 25 anos, de intensidade sísmica máxima de 6 forte, especialmente no condado de Hualien, na manhã de terça-feira (3), tirou a vida de 10 pessoas e 1.011 foram encontradas feridas.
Mas ainda há pelo menos 143 presas nos escombros e minas, sendo procuradas pelas equipes de resgate. Esses foram os dados mais recentes das autoridades locais até a manhã de quinta-feira (4).
Um repórter da FNN conseguiu falar com um dos residentes do prédio que desabou na cidade de Hualien. “Ao chegar em casa vi o prédio desabando na minha frente. Se tivesse voltado mais cedo estaria morto”, relatou chorando. Nesse prédio, a equipe de resgate encontrou uma pessoa morta e 22 ficaram temporariamente soterradas, mas foram resgatadas.
O solo de Taiwan continua tremendo seguidamente, com terremotos ou réplicas de magnitudes 4 a 5, sempre na costa de Hualien. Por isso, os esforços de resgate e recuperação continuam na quinta-feira (4) com extrema cautela.
TSMC teve parte dos equipamentos afetados
Segundo a mídia local, a maior produtora de semicondutores do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), com várias plantas no país, anunciou na noite de quarta-feira (3) que alguns de seus equipamentos foram danificados pelo forte terremoto.
A produção foi afetada, mas a taxa de recuperação dos equipamentos da fábrica excedeu os 70%.
A empresa informou que continuará mantendo estreita comunicação com os clientes, voltada para a recuperação total.
Fontes: NHK, FNN e USGS