Na quarta-feira (11), a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou a previsão de um mês, a partir da segunda quinzena de abril. Há uma grande probabilidade, de 80%, de temperaturas mais elevadas do que o normal em todo o país.
Anunciou que por volta de 17 deste mês as temperaturas deverão subir, como acontece só uma vez a cada 10 anos nesta época, de Tohoku a Okinawa. Ou seja, em praticamente todo o arquipélago japonês. As cerejeiras deverão florir no fim do mês em Hokkaido, incomum nessa época, pois normalmente ocorreria em maio.
Por isso, recomenda medidas contra o calor, pois em Okinawa a média máxima poderá ser de 25 ou 26ºC, em Osaka, Hiroshima e Fukuoka de 24ºC, e em Nagoia e Tóquio, com máximas de 23 e 24ºC.
Como o corpo ainda não está acostumado ao calor, recomenda-se beber água, usar chapéu e ligar o ar-condicionado do carro para se deslocar ao trabalho ou para viajar.
Dias nublados e com chuva
Espera-se que a precipitação seja próxima do normal em todas as regiões, mas com as horas de sol próximas ou abaixo do normal. Na primavera o clima costuma mudar em ciclos curtos.
Em particular, a previsão é de mais dias nublados e chuvosos na segunda quinzena de abril em quase todo o arquipélago, portanto, menos dias de sol.
Fontes: Tenki e NTV