A Universidade de Tsukuba, na província de Ibaraki, está determinada a abrir um campus na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia, oferecendo curso interdisciplinares em setembro, fazendo com que ela seja a primeira instituição japonesa de ensino superior a estabelecer uma filial no exterior que oferece diplomas.
O novo departamento chamado “Escola de Ciência Transdisciplinar e Design” será focada em estudantes da Malásia e de países vizinhos visando preparar estudantes com habilidades para ajudar a solucionar problemas globais que afetam nações do Sudeste Asiático, disse a universidade.
As entradas de estudantes no novo departamento serão limitadas a 40, com a universidade planejando enviar 40 integrantes da faculdade para as aulas, as quais serão oferecidas tanto em inglês como em japonês, de acordo com a universidade.
O novo departamento oferecerá cursos incluindo estatísticas e estudos ambientais, assim como aqueles de humanas e ciências sociais, com aulas de língua japonesa sendo uma matéria exigida, disse a universidade.
Os graduados do curso de 4 anos receberão um diploma com título de Bacharel em Artes e Ciências.
A iniciativa para o novo campus ocorreu após o governo malaio ter pedido ao homólogo japonês se eles poderiam estabilizar uma instituição acadêmica para cultivar recursos humanos a fim de lidar com questões globais relacionadas ao ambiente, saúde e bem-estar, de acordo com a universidade.
Fonte: Mainichi