O primeiro avião de carga introduzido pela Yamato Holdings Co, uma empresa de serviços de entrega no Japão, entrou em serviço oficial nesta quinta-feira (11) entre o Aeroporto Internacional de Narita (Chiba) e o Aeroporto de Naha (Okinawa).
O voo é operado pela Spring Japan, uma companhia aérea de baixo custo (LCC) do grupo Japan Airlines.
A Yamato espera lidar com o chamado “problema de 2024”, ou um possível declínio na capacidade de transporte refletindo escassez de caminhoneiros sob uma nova lei em relação a horas extras que entrou em vigor no início neste mês, ao utilizar aviões de carga, adornados com o logo do gato preto “Kuroneko”, além dos caminhões, trens e ferries que vêm realizando os serviços de longa distância da companhia.
O avião de carga que iniciou serviços nesta quinta-feira, uma versão reequipada de um avião de passageiros Airbus A321, pode transportar até 28 toneladas, peso equivalente de 5 a 6 caminhões de 10 toneladas.
A Yamato tem um contrato de locação para 3 aviões de carga, planejando operar inicialmente 9 voos por dia em 4 rotas, incluindo entre Narita e o Aeroporto de New Chitose (Hokkaido).
Ela planeja aumentar o número de voos eventualmente para 21 por dia.
Fonte: Nippon