Auroras em todo o mundo, inclusive no Japão e no Brasil

Embora a tempestade solar esteja causando preocupações de que afete as redes de energia elétrica e comunicação, as auroras puderam ser vistas em diversos locais do mundo, inclusive no Japão e no Brasil.

Aurora fotografada na cidade de Murakami, em Niigata, pelo japonês Sato, cedida para a NTV

A maior tempestade geomagnética em duas décadas, provocada por explosões solares, foi motivo de preocupação de afetar as comunicações via satélite e rádio, além da rede elétrica, no fim de semana.

Publicidade

Por outro lado, mesmo nos países onde as auroras boreais e austrais são raramente vistas, as pessoas puderam ver essas luzes brilhantes no céu noturno.

Em branco as explosões solares (NASA, via NTV)

Não faltaram relatos de avistamento desse fenômeno na América Central e América do Sul, como no México, Chile e Argentina. Mas há também quem a viu a aurora austral no Rio Grande do Sul, no Brasil.

No Japão a aurora boreal de baixa latitude pode ser vista em diversas províncias, além de Hokkaido, onde o fenômeno aparece de vez em quando.

Os pontos em rosa mostram os locais de onde as pessoas puderam ver a aurora, desde a noite de sábado às primeiras horas de domingo (ANN)

Uma pessoa capturou uma foto da aurora na cidade de Murakami (Niigata). “Quando a lua se pôs uma luz vermelha se espalhou no céu. Nunca pensei que pudesse vê-la no arquipélago principal”, exclamou Sato, o fotógrafo, na noite de sábado (11).

Muitas pessoas correram para Rikubetsu (Hokkaido) no sábado a fim de ver a aurora e conseguiram, pois o céu ficou brilhante. Mas, em outros mais de 30 lugares as pessoas puderam fotografar e gravar vídeos do fenômeno, como em Hyogo, Tochigi, Aichi e em outras províncias.

Ryuho Kataoka, do Instituto Nacional de Pesquisa Polar, disse que “esta é uma evidência de que a gama visível de auroras se expandiu para latitudes extremamente baixas devido aos efeitos daquela que é sem dúvida a maior tempestade magnética das últimas décadas. Esta é definitivamente a primeira vez que isso acontece, pois foram observadas em tantos locais”.

Aurora fotografada por Motogi, na cidade de Toei, em Aichi, cedida para a Nagoya TV

Essa tempestade geomagnética deixou os órgãos governamentais de todos os países do mundo em alerta, mas também proporcionou um espetáculo a muitos países, que normalmente só pode ser visto nos países nórdicos. 

Assista ao vídeo que mostra a aurora austral vista no Rio Grande do Sul, Brasil.

Assista a outro vídeo, de uma transmissão feita no sábado, do Observatório de Nayoro, Hokkaido

Fontes: Agência Brasil, NTV, ANN, WeatherNews e Nagoya TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forte terremoto abala fronteira entre Guatemala e México

Publicado em 13 de maio de 2024, em Notícias do Mundo

Um forte terremoto acordou as populações das regiões fronteiriças dos dois países na manhã de domingo.

O ponto laranja mostra o epicentro do forte terremoto (USGS)

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um forte terremoto de magnitude 6,4 sacudiu as áreas de divisa entre os dois países, Guatemala e México, às 5h39 de domingo (12), horário da cidade do México.

Publicidade

O epicentro do terremoto foi a 17 quilômetros da cidade de Brisas Barra de Suchiate, no México, a 75,4 quilômetros de profundidade.

Após o forte terremoto, vários tremores secundários aconteceram, deixando a população das duas áreas fronteiriças em estado de tensão.

Foi descartada a possibilidade de gerar um tsunami devido a esse forte evento sísmico.

Não houve relatos imediatos de danos no México, mas aquela remota área montanhosa da fronteira é suscetível a deslizamentos de terra.

Do outro lado da fronteira, a agência nacional de prevenção de desastres da Guatemala partilhou nas suas contas nas redes sociais fotografias de pequenos deslizamentos de terra em estradas na região de Quetzaltenango e de grandes fissuras nas paredes de um hospital em San Marcos, mas não houve relatos de mortes até as 16h de domingo (12), horário local.

Veja dois posts na rede social X.

Fontes: USGS, Univision, El Universal e Telemundo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!