Um grande número de percevejos das árvores frutíferas foi relatado principalmente na região de Kansai, com muitas prefeituras pedindo cuidado aos moradores. Em geral, os percevejos ocorrem em um ciclo bienal, e este ano é um ano com muitos surtos. Teme-se que os percevejos que permaneceram no inverno possam se tornar mais ativos no futuro.
Nesta quinta-feira (2), o governo da província de Hyogo realizou uma pesquisa sobre os surtos de pragas e emitiu um alerta para toda a província, afirmando que o número de percevejos de árvores frutíferas era muito maior do que em um ano normal. De acordo com a prefeitura, há um grande número de percevejos Chubanea, verde-brilhantes e Kusagi, e há preocupação com danos, principalmente em peras, pêssegos, frutas cítricas e caqui.
Os percevejos das árvores frutíferas sugam o suco das frutas e as danificam, reduzindo seu valor comercial e causando a perda de frutos.
Em 1º de janeiro, pela primeira vez em dois anos, a província de Kagawa emitiu um alerta sobre percevejos em toda a província. De acordo com um anúncio da prefeitura, 254 percevejos de quatro espécies principais foram detectados na luz para usada atrair pragas no Fuchu Fruit Tree Research Institute entre 21 e 25 de abril, 94 vezes o número em um ano normal, levantando preocupações sobre danos às principais árvores frutíferas da prefeitura, incluindo pêssego, ameixa, ameixa, damasco, pera, kiwi, uva e caqui.
Em abril, as prefeituras de Wakayama, Tottori e Kanagawa emitiram alertas sobre percevejos, e estão pedindo aos agricultores que tomem providências o mais rápido possível.
Espera-se que aumente ainda mais durante o verão
Em geral, as populações de percevejos em árvores frutíferas seguem um ciclo bienal, sendo este ano qualificado como de alto surto.
Devido ao inverno quente da última temporada, acredita-se que um número maior do que o normal de percevejos dos surtos do último outono tenha hibernado. Além disso, como os percevejos hibernados estão ativos mais cedo do que o normal e devem aumentar ainda mais durante o verão, quando as temperaturas sobem, a Prefeitura de Hyogo está pedindo aos agricultores que tomem providências o mais rápido possível.
Fonte: Sankei e FNN