Em 24 de abril, uma enorme baleia já morta chegou à costa rochosa da cidade de Yurihama (Tottori). Foi movida pelos equipamentos pesados para uma praia para poder ser pesquisada.
Ficou um tempo sem vigilância e o corpo entrou em estado de decomposição, já sem a pele e com a gordura exposta. Na terça e quarta-feira (8) foram realizados os trabalhos para retirá-la, depois de duas semanas. O trabalho de medição constatou que seu comprimento é de 13,5 metros.
Segundo as pessoas envolvidas, do governo da província e do Instituto de Pesquisa de Cetáceos do Japão, é muito raro que uma baleia gigante como essa apareça em Tottori.
O pesquisador Toshihiro Mokoshi, desse instituto, disse que “até o momento não há ferimentos que indiquem a causa da morte” dessa baleia-comum ou também chamada de baleia-fin.
Os pesquisadores disseram que se trata de um macho e que era ainda jovem. Na quarta-feira foi examinado o conteúdo do estômago e dos testículos para pesquisa sobre seu sistema ecológico.
Essa baleia será enterrada temporariamente na cidade de Yurihama e, passados 3 anos, seu esqueleto será usado para mostrar a espécie no museu da província.
Fontes: JNN e San’in Chuo