ChatGPT teria usado indevidamente voz da atriz Scarlett Johansson

A atriz Scarlett Johansson comenta que a voz usada para nova funcionalidade de ChatGPT é muito semelhante com a dela.

Imagem: Banco de Imagens e Nikkei

A atriz Scarlett Johansson divulgou uma declaração no dia 20 de maio dizendo que estava “chocada, irritada e incrédula” com o fato de a versão mais recente do ChatGPT ter uma voz sintetizada que tem uma “semelhança incrível” com sua própria voz.

Publicidade

A OpenAI, desenvolvedora da IA generativa sediada nos EUA, anunciou que está suspendendo o recurso mais recente depois das comparações com a voz do assistente de voz fictício interpretado pela Sra. Johansson no filme “Her”.

A voz artificial do ChatGPT, apelidada de “Sky”, sofreu muitas reações negativas. A voz foi descrita como estranhamente familiar, um produto da imaginação do desenvolvedor masculino.

De acordo com Johansson, o CEO da OpenAI, Sam Altman, em setembro do ano passado, pediu para usar a voz da atriz para gerar a voz do GPT 4.0, mas ela recusou por “motivos pessoais”.

“Dois dias antes do lançamento da versão de demonstração, Altman entrou em contato com meu representante e pediu que eu reconsiderasse. A versão demo foi lançada antes que tivéssemos tempo de responder”, comenta a atriz.

Johansson contratou um advogado e enviou duas cartas a Altman, mas a OpenAI estava “relutante” em retirar a voz da Sky.

“Em uma era de medidas de deepfake e de proteção de direitos de imagem, direitos autorais e identidade, acho que essas questões devem ser claras e objetivas. Para a proteção dos direitos individuais, é desejável de uma solução transparente e legislativa”, diz a atriz.

Em 19 de maio, a empresa publicou em seu blog que o áudio em questão não era a voz da Johansson, mas foi “extraído da fala natural de outra atriz”.

Entretanto, Altman emitiu uma declaração no dia 20, dizendo: “Contratamos uma dubladora antes de abordarmos a Sra. Johansson. Por consideração à Sra. Johansson, interrompemos a função de voz na Sky. Pedimos desculpas pela falta de comunicação”.

O sindicato de atores dos EUA (SAG – AFTRA) expressou seu apoio à atriz no dia 21.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Oniguiris: uma das redes de lojas de conveniência é disparada a preferida

Publicado em 22 de maio de 2024, em Curiosidades

A rede de lojas de conveniência que ficou em primeiro lugar tem preferência de mais de 60% quando se trata de oniguiris.

Foto meramente ilustrativa de oniguiris na prateleira de uma loja de conveniência (Wikimedia)

O oniguiri recebe outros nomes como nigiri ou omusubi, indispensável no cotidiano do povo japonês, pois além de saboroso e nutritivo ainda sacia a fome na hora do lanche e até para um almoço rápido. 

Publicidade

Nada mais é do que um bolinho de arroz, em formato triangular ou redondo, recheado e envolto em uma folha de nori bem sequinha.

Para saber quais são as redes de lojas de conveniência preferidas dos consumidores para comprar esse alimento indispensável, a empresa Shingen, operadora da mídia Shufufu realizou uma enquete online entre 200 pessoas, de ambos os sexos, da faixa da adolescência aos 50 anos. 

A pergunta foi bem simples e objetiva: “Qual é a rede de lojas de conveniência que oferece os oniguiris mais saborosos?”.

Embora o Japão tenha milhares de lojas de conveniência espalhadas pelos arquipélagos, são poucas as redes. Veja o resultado:

  • Outras lojas, com 3%
  • 5.º: Daily Yamazaki, com 1%
  • 4.º: Mini Stop, com 2%
  • 3.º: FamilyMart, com 13%
  • 2.º: Lawson, com 15,5%
  • 1.º:  7-Eleven, com 65,5%

Pelas respostas dos que responderam que preferem os oniguiris da rede 7-Eleven se destacam o sabor do arroz, fresco e delicioso para a maioria. Também por causa dos recheios, como atum com maionese, ova do peixe cod (que se produz o bacalhau), umê (ameixa japonesa), mentaiko e outros.

Uma das entrevistadas, na faixa dos 40, disse que quando a loja 7-Eleven que costumava ir estava em reforma, foi em uma de outra rede e comprou oniguiris. “O arroz não era gostoso, meio seco, foi por isso que percebi que até os oniguiris são diferentes de uma rede para outra”.

“Já comi oniguiris de outras redes, mas a da 7-Eleven tem os melhores ingredientes e o melhor sabor”, destacou uma mulher na faixa dos 30.

Um entrevistado na faixa dos 40 disse que pode comer os oniguiris do que ficou em 1.º lugar no café da manhã, almoço e jantar, sem enjoar. O que mais gosta é o de salmão.

Em que momento se consome oniguiri

Questionados sobre em que momento compram oniguiris, as respostas foram:

  • 61% quando querem algo fácil 
  • 42,5% quando não têm tempo
  • 38% quando querem fazer um lanche rápido
  • 18,5% quando encontram o recheio que gostam
  • 12% quando querem economizar
  • 12% quando querem complementar um obentô, entre outras respostas

A praticidade desse alimento faz com que seja tão popular, além dos sabores dos recheios. Muitos também destacaram a crocância do nori, tecnologia essa desenvolvida e patenteada pelo Japão.

O resultado conferiu com seu gosto?

Fonte: Shufufu

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!