Na segunda-feira (13), uma área de baixa pressão avança de Sakhalin para o Mar de Okhotsk e a frente fria que se estende a partir dela cobrirá do norte ao leste do Japão.
Além disso, outra frente fria se estende em direção ao lado Pacífico do leste do Japão, e na noite de segunda-feira, deverá se fundir com a outra do Mar de Okhotsk passando pela região de Kanto-Koshin.
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) já está chovendo em partes das províncias de Shizuoka, Kanagawa e Tóquio, com trovões e relâmpagos. Essa condição climática deverá continuar até a manhã de terça-feira (14), com a seguinte previsão de precipitação:
- 180 mm em Kanto-Koshin
- 130 mm em Tokai
- 120 mm em Tohoku
- 80 mm em Okinawa
Se as nuvens de chuva se desenvolverem mais do que o esperado, existe a possibilidade de chuva forte em nível de alerta. Em Okinawa foi emitido alerta de risco de nível 3 em algumas cidades, por volta das 6h de segunda-feira.
Se houver sinais de que uma nuvem cumulonimbus está se aproximando, a recomendação é buscar abrigo dentro de um prédio. Também existe o risco de granizo.
Há também o risco de inundações em vias públicas, especialmente as com passagens subterrâneas.
Fontes: AMJ, Tokai TV, NHK e iTV