Coreia do Norte avisa Japão sobre lançamento de satélite espião

Antes de ter avisado sobre o período do lançamento desse satélite, soube-se que especialistas russos já estão no país para ajudar. Na Coreia do Sul, reunião com líderes do Japão e China.

Foto meramente ilustrativa de bandeiras da Coreia do Norte (Wikimedia)

Na madrugada de segunda-feira (27), a Coreia do Norte notificou a Divisão de Inteligência Marítima da Guarda Costeira do Japão que lançará um satélite artificial entre 27 e 4 do próximo mês. A queda deverá ocorrer em uma das 3 áreas, do Mar Amarelo, do Oceano Pacífico e a leste das Filipinas, todas fora da ZEE (zona econômica exclusiva) do Japão.

Publicidade

A Guarda Costeira do Japão emitiu um aviso de navegação para essas áreas, pedindo aos navios que tenham cuidado com a queda de objetos.

De acordo com a Guarda Costeira do Japão, as diretrizes estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO) exigem que os estados membros notifiquem com antecedência ao realizar exercícios militares que afetem a segurança da navegação.

Russos irão ajudar a Coreia do Norte nesse lançamento?

Um grande número de especialistas russos entrou na Coreia do Norte para apoiar os seus esforços para o lançamento do satélite espião, e Pyongyang realizou mais testes de motores do que o esperado para provavelmente cumprir os seus altos padrões, disse um alto funcionário da defesa sul-coreana no domingo (26).

“A Coreia do Norte conduziu testes de motores (de foguetes) com muito cuidado, muito mais do que o esperado”, disse o funcionário à agência de notícias Yonhap.

Antes da reunião entre os líderes da Coreia do Sul, Japão e China, a do Norte manda recado

No domingo,  a Coreia do Norte ameaçou tomar medidas contra a vizinha do Sul sobre o que afirma serem violações da fronteira marítima ocidental de fato, aumentando as tensões antes de uma cimeira trilateral em Seul.

A liderança militar suprema da Coreia do Norte instruiu seu exército na sexta-feira a tomar medidas ofensivas contra a invasão de sua soberania, disse o vice-ministro da Defesa da Coreia do Norte, Kim Kang-il, de acordo com a Agência Central de Notícias Coreana (KCNA) oficial do país.

“Advertimos oficialmente que nunca poderemos tolerar tal invasão contínua da nossa soberania marítima e que podemos exercer o nosso poder de autodefesa dentro ou debaixo da água a qualquer momento”, disse Kim num comunicado divulgado pela KCNA.

A declaração foi feita horas antes do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, ter conversações bilaterais consecutivas com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, no gabinete presidencial.

Fontes: NHK e Yonhap News Agency

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão considera mudar definição de idoso para 70 anos

Publicado em 27 de maio de 2024, em Sociedade

Atualmente, a definição de idoso começa aos 65, mas aumentá-la para 70 não deixou muitas pessoas contentes.

O governo japonês considera aumentar a definição de idoso em 5 anos, de 65 para 70 (ilustrativa/banco de imagens)

O governo japonês está considerando aumentar a definição de idoso em 5 anos, de 65 para 70, à luz de expectativa de vida em crescimento.

Publicidade

Atualmente, a definição de idoso começa aos 65, mas aumentá-la para 70 não deixou muitas pessoas contentes.

Uma na faixa dos 40 anos disse, “Acho isso revoltante. Por quanto tempo teremos que trabalhar? E pode ser que aumentem eventualmente para os 75”.

“Basicamente, isso significa adiar pagamento de aposentadoria e diminuir o valor. Acho que isso vai acontecer simultaneamente. Não acho isso conveniente”, comentou uma outra pessoa na faixa dos 70.

Por outro lado, algumas pessoas não veem problemas com a mudança.

“Acho bom, 70 é uma idade razoável. Se você está saudável pode ir até os 70”, comentou uma pessoa na faixa dos 50 anos.

A discussão foi disseminada em uma reunião do Conselho de Política Econômica e Fiscal realizada pelo governo no dia 23 de maio.

Durante a reunião, membros do setor privado apontaram que a definição de idoso deveria ser estendida em 5 anos para endereçar atividade vitalícia e a taxa de natalidade em declínio.

Yoshitaka Shindo, ministro de Revitalização Econômica, declarou: “Como enfrentamos um declínio populacional, é crucial criar um ambiente onde as pessoas possam continuar ativas por todas as suas vidas e aumentar o número de tais indivíduos”.

O primeiro-ministro Fumio Kishida também enfatizou durante a reunião: “Devemos alcançar uma sociedade com alto bem-estar, onde todos possam participar ativamente”.

Fonte: News on Japan, FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!