Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um forte terremoto de magnitude 6,4 sacudiu as áreas de divisa entre os dois países, Guatemala e México, às 5h39 de domingo (12), horário da cidade do México.
O epicentro do terremoto foi a 17 quilômetros da cidade de Brisas Barra de Suchiate, no México, a 75,4 quilômetros de profundidade.
Após o forte terremoto, vários tremores secundários aconteceram, deixando a população das duas áreas fronteiriças em estado de tensão.
Foi descartada a possibilidade de gerar um tsunami devido a esse forte evento sísmico.
Não houve relatos imediatos de danos no México, mas aquela remota área montanhosa da fronteira é suscetível a deslizamentos de terra.
Do outro lado da fronteira, a agência nacional de prevenção de desastres da Guatemala partilhou nas suas contas nas redes sociais fotografias de pequenos deslizamentos de terra em estradas na região de Quetzaltenango e de grandes fissuras nas paredes de um hospital em San Marcos, mas não houve relatos de mortes até as 16h de domingo (12), horário local.
Veja dois posts na rede social X.
Sismo registrado la mañana de este domingo dejo varios derrumbes en la Ruta Cito Zarco que conduce de Retalhuleu a Quetzaltenango. Estos se registraron entre el km 208 al 215, lo que complica la circulación por la zona. pic.twitter.com/RtO6ej6PH9
— Azteca Noticias GT (@AztecaNoticiaGT) May 12, 2024
Vivienda afectada por fuerte sismo en Guatemala San Marcos
No se registran personas heridas #sismo #temblorgt #earthquake #Terremoto #ULTIMAHORA #URGENTE #ALERTA pic.twitter.com/gWRS8YS2Ze
— KL Videos (@KL_Videos) May 12, 2024
Fontes: USGS, Univision, El Universal e Telemundo